65 anos da Escola Estadual Caio Pereira são celebrados em reunião solene

Na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Samuel Salazar (MDB) promoveu uma reunião solene na Câmara Municipal do Recife em homenagem aos 65 anos da Escola Estadual Caio Pereira, localizada no Alto José Bonifácio, Zona Norte da cidade. O nome da unidade educacional homenageia o jornalista, advogado e filósofo Caio Pereira, nascido em Palmares. “A escola já ganhou prêmio de Gestão Estadual, possui um atuante Grêmio Livre Estudantil, o Edson Luiz, bem como uma Banda Marcial”. Alunos, professores e familiares compareceram ao plenário da Casa e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

A mesa do evento foi composta por Verônica de Moraes, gestora da Escola Caio Pereira; Flávia Lyra, gestora da Gerência Regional Norte, (GRE Norte); a enfermeira Priscila Ferraz e Alcioneide Oliveira, também representando a GRE Norte. A Banda Marcial da escola homenageada fez apresentações musicais e oito pessoas receberam um diploma em forma de agradecimento pelos trabalhos executados na unidade educacional.

Na tribuna, o vereador Samuel Salazar ressaltou ser grande a satisfação em homenagear os 65 anos da Escola Estadual Caio Pereira, uma instituição que há décadas tem desempenhado um papel fundamental na formação de gerações de estudantes da região do Alto José Bonifácio e bairros circunvizinhos. “Ao longo de sua trajetória, a Escola Estadual Caio Pereira tem se dedicado a oferecer uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral de seus alunos e com a formação de cidadãos conscientes e críticos. Com o passar dos anos, a instituição cresceu e se transformou, ampliando seu atendimento e diversificando sua oferta educacional”.

De acordo com o parlamentar, a Caio Pereira atende mais de 1.350 alunos, distribuídos entre ensino fundamental, médio e educação de jovens adultos (EJA) e funciona em três turnos. Ele agradeceu a todos e todas que fazem parte da escola. “Desde seus fundadores até os professores, alunos, pais e funcionários que trabalham diariamente para manter essa instituição viva e atuante em nossa cidade. Que essa homenagem da Casa sirva como um estímulo para formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com ética, responsabilidade e solidariedade”.

A enfermeira Priscila Ferraz subiu à tribuna e disse da alegria em poder comparecer a um evento importante para a educação. “O nome da Escola, Caio Pereira, é de um filósofo que lutou pela educação e trazer uma solene nos 65 anos de uma escola é trazer a pauta da educação. E que essa pauta esteja sempre viva nas casas legislativas. É uma oportunidade que a gente tem de viver esse momento de grande medo e angústia e trazer a escola para perto da política. Afinal, são essas pessoas que fazem projetos e decidem o futuro das escolas. Parabéns para a Caio Pereira”.

Verônica de Moraes dos Santos, a atual gestora da escola, contou a sua trajetória até começar a dar aulas de educação física na instituição, há 17 anos. Ela ressaltou ter sido incentivada por uma ex-gestora, para fazer o curso preparatório para a gestão de escolas. “E logo recebi o convite por Jaqueline para ser adjunta dela. Lembro que um estudante, que era meu aluno de educação física me viu, de um dia para o outro sair da calça de tactel e tênis para uma roupinha mais elegante. Mas é importante dizer que eu não dei um salto sozinha. Eu tive apoio”, lembrou.

A gestora mencionou o momento difícil que a educação está passando em referência às ameaças de ataques nas escolas, após a recente tragédia em uma creche de Blumenau (SC). “Quero deixar vibrações positivas e dizer para vocês que vivemos momentos difíceis na educação", afirmou. Em seguida, destacou a esperança em dias melhores a partir da construção do hoje. "Foram pessoas que estão aqui, hoje, que passaram pela Caio Pereira, que estão fazendo essa mudança. Eu saio de casa todos os dias na certeza de que só vai acontecer o melhor para mim, que eu estou saindo e vou voltar para a minha casa. E assim vamos encerrar os nossos anos dentro da Escola Caio Pereira. Atuando e fazendo com que continuemos esse grande trabalho”, exaltou.

A educação como base fundamental para formação de uma sociedade, também foi afirmado por Alcioneide Oliveira, representante da GRE Norte. "Homenagear significa reconhecer a gente. É reconhecermos a importância de uma escola. É reconhecer que vocês, estudantes e todos que fazem parte da equipe gestora e de professores, são ímpares. O berço da vida é a escola”. Ela afirmou, ainda, que a palavra de ordem do dia é "gratidão".

 

Homenageados (as):

1. BEN HUR PEREIRA (PROFESSOR)
2. CLAUDIA BETANIA (PROFESSORA)
3. GRÊMIO ESTUDANTIL (FUNDADOR ROMÁRIO ARAGÃO)
4. JOELZA TEREZA (FUNCIONÁRIA)
5. LUIZ CARLOS (PROFESSOR)
6. MARQUINHOS GOMES (EX- ALUNO E GRAFITEIRO)
7. ROSEANE PEREIRA (FUNCIONÁRIA)
8. VERÔNICA DE MORAES DOS SANTOS (ATUAL GESTORA)

 

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 12.04.2023