Almir Fernando lembra que abril é mês de "Comida di Buteco"

Este é o mês do concurso "Comida di Buteco", que está previsto no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Quem fez o registro dessa competição gastronômica, que movimenta diversos bares em todo o Recife foi o vereador Almir Fernando (PCdoB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (04). “Neste mês, em 36 estabelecimentos que fazem parte desse concurso, as pessoas poderão degustar os pratos criados especialmente para a ocasião. É uma disputa deliciosa”, afirmou.

Pela primeira vez desde que foi criado, o concurso, que é chamado de “Comida di Buteco”, ocorre dentro do Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Ele está previsto na Lei número 19.019/2022, sancionada em 28/12/2022 e foi originado num projeto de lei de autoria do próprio Almir Fernando. “Fico feliz que hoje ele seja oficial, tendo sido sancionado pelo prefeito João Campos. O concurso ocorrerá de 7 a 30 de abril em 36 bares. Outros municípios também aderiram à ideia, como Olinda, Camaragibe e Jaboatão”.

O “Comida di Buteco” não é exclusivo do Recife. Ele ocorre há 24 anos em todo o Brasil, em meses diferentes, e tem por finalidades, de acordo com Almir Fernando, a promoção de emprego e renda; o incentivo à economia local; e o incentivo ao turismo. “É uma iniciativa que visa promover os bares e pequenos restaurantes, popularmente conhecidos como botecos, que fornecem cozinha de raiz”.

O vereador lembrou que o concurso começou em Minas Gerais e que depois foi repetido em outros estados. No período mais crítico, em que a pandemia de covi-19 registrava alta no número de casos, o evento ficou suspenso. “A forma que encontramos de oficializar no Recife, foi incluindo a competição no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife”, disse. Para ele, o "Comida di Buteco", fortalece e valoriza cada “a cultura local e nacional”, ajudando a propagar a culinária e ajudando a transformar vidas através da cozinha de raiz.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 04.04.2023.