Câmara presta homenagem ao padre Luiz Vieira Gomes
A mesa de honra do evento também foi composta pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, pelo missionário redentorista e pároco Emerson Borges, e pela oblata da Congregação do Santíssimo Redentor Severina Paiva de Santana.
Natural de Delmiro Gouveia (AL), Luiz Vieira Gomes viveu desde a infância em Jatobá (PE), onde passou a frequentar o grupo Jovens Unidos no Amor de Cristo (JUAC). Em 1996, foi aceito para iniciar o processo formativo na congregação redentorista, passando a residir em Garanhuns (PE). Ao longo de sua trajetória, exerceu funções como a de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro da Madalena, de diretor da Escola Técnica Redentorista, em Campina Grande (PB), e pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Como Superior Vice-Provincial do Recife, responde pelos Missionários Redentoristas que atuam nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
No pronunciamento de homenagem, Almir Fernando destacou as qualidades que marcam o trabalho devocional de Luiz Vieira desde que passou a integrar o grupo JUAC. “Foi no trabalho com a juventude que o jovem Luiz Vieira descobriu a sua vocação sacerdotal, construída e exercida diariamente com amor, humildade, solidariedade, união, trabalho, ética, dedicação, gratidão, coragem e acima de tudo com muita fé”, disse. “O senhor busca sempre se assemelhar ao Cristo Jesus, de coração manso e humilde, levando a boa-nova a todos os povos. O senhor não desiste diante das tempestades, pois sabe que o Bondoso Mestre vai segurá-lo pelas mãos, não permitindo que se afogue no mar das dificuldades”.
Após a entrega da placa de homenagem e uma apresentação musical religiosa, foi a vez do padre Luiz Vieira subir à tribuna da Câmara do Recife. No seu discurso, ele fez menção às vidas de desapego e devoção de figuras do catolicismo, como dom Helder Câmara, Santo Afonso de Ligório – fundador da Congregação do Santíssimo Redentor – e o Papa Francisco.
“O Papa Francisco tem nos exortado para uma cultura do cuidado, para uma conversão ecológica, para uma mudança urgente de comportamento em nosso modo de pensar, de sentir, de agir e de viver”, disse o religioso. “Hoje é um dia muito especial para mim e, por isso, quero render graças a Deus pelo dom da vida, pela minha vocação religiosa, pois ele me chamou a deixar tudo, inclusive minha família, meu habitat natural – Jatobá, o sertão –, e trilhar novas terras. Eu disser tchau para me entregar a um chamado. Eu nem tinha ideia do que Ele queria de mim, mas aí estou, graças a Deus”.
A tribuna também foi ocupada na reunião pela oblata Severina Paiva. Conhecida como dona Sevi e considerada uma das matriarcas do Morro da Conceição, ela fez um relato da biografia do homenageado. “Esta homenagem ao vice-provincial padre Luiz Vieira Gomes não fica apenas em seu coração e na sua memória, mas fica também no coração e na memória de todos e todas aqueles que o conhecem, o admiram, o respeitam e convivem com ele, sobretudo aqueles que são beneficiados com a sua atuação pastoral”.
O vereador Felipe Alecrim não deixou de fazer suas considerações e, ao final da reunião, teceu elogios ao homenageado, a Dom Fernando Saburido e a Almir Fernando. “É sempre um prazer para esta Casa, a Casa do Povo, homenagear pessoas e instituições que tanto bem fazem ao povo recifense, à cidade do Recife. Quero parabenizar também o nosso amigo, o vereador Almir, não só pela justa homenagem ao padre Luiz Vieira, mas por tudo que faz nesta Casa, especialmente pelo seu olhar sempre voltado aos mais necessitados”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 12.04.2022