Chico Kiko critica tentativa de veto de investimento ao ProMorar
Para o vereador Chico Kiko, a atitude dos parlamentares federais de oposição, que tentaram obstruir a votação, “é absurda” e “irresponsável”, já que o dinheiro será utilizado em investimento social no Recife, uma das capitais que mais sofre com a desigualdade. “É claro que a oposição tem todo direito de discutir e vetar uma pauta parlamentar. Mas são pessoas que moram há 10, 20, 30 anos em áreas de risco e serão beneficiadas com esse investimento. Em toda chuva que acontece na cidade, essas mesmas pessoas ficam com medo de perder a casa, perder alguém da família. É de uma irresponsabilidade sem tamanho tentar prejudicar mais de 200 mil cidadãos recifenses”, informou.
Segundo o parlamentar, as práticas irão reduzir riscos de deslizamentos de terra em áreas de morro, e acolherão as famílias que vivem em locais de risco que sofrem com inundação e deslizamento de terra. “Essas ações irão contemplar também a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, áreas que sofrem muito com as chuvas todos os anos. A gente vai contribuir para resolver o déficit habitacional em áreas carentes, já que o ProMorar também prevê a entrega de novas unidades habitacionais. Agora, mais do que nunca, é o momento da gente requalificar as comunidades mais carentes da cidade para evitar que as chuvas causem estragos novamente”.
Ele parabenizou a atuação do prefeito João Campos (PSB) durante o processo da aprovação do crédito. “O prefeito sabe da importância dessas obras para o Recife. Essa vitória não é só da Prefeitura do Recife e de nós, vereadores, que vamos ver nossas comunidades sendo reestruturadas, é uma vitória do povo do Recife que precisa urgentemente ter uma moradia segura para viver”.
Grande expediente - Em outro momento da reunião Ordinária, durante o grande expediente, o vereador Chico Kiko voltou a falar sobre o assunto. “Estou muito triste com um parlamentar federal que incentivou alguns senadores na tentativa de vetar a liberação R$ 2 bilhões de reais para serem investidos no Promorar. São obras de encostas, saneamento, drenagem e calçamento de ruas nas comunidades carentes que são as que mais sofrem com as inundações nos momentos mais chuvosos, aqui na nossa cidade. Ao invés de estar tentando trazer recursos, é lamentável fazer esse tipo esse papel de oposição para que os investimentos não venham para o Recife. Ele que tentou impedir, e incentivou alguns senadores a votar contra, a gente não o vê nas ruas e ele não conhece as necessidades da nossa cidade. Não sabe de um morro aqui”.
No aparte, Samuel Salazar (MDB) disse que a liberação dos recursos trará mais tranquilidade à população do Recife e também rejeitou a ação de parlamentares que tentaram obstruir a pauta no Senado. “Uma liberação tão importante para quem mora aqui e, sem sombra de dúvida, irá trazer mais tranquilidade para todos nós. São importantes recursos para obras de drenagem em locais extremamente atingidos, mas que, infelizmente, a gente viu na última quarta-feira que alguns senadores fazem política de forma absurda contra o povo. Mas a gente ainda tem bons políticos que estão querendo ajudar o Recife”.
Cida Pedrosa (PCdoB) também enalteceu sobre o aspecto das obras serem necessárias à cidade e parabenizou o prefeito João Campos, a Casa de José Mariano e o presidente Lula. “Não é qualquer dia que a gente recebe recursos neste montante de R$ 2 bilhões de reais para investir em obras que vão mudar a qualidade de vida da população mais carente. Então, queria aqui parabenizar o prefeito João Campos, a nossa Casa que votou a autorização deste empréstimo e, também, o presidente Lula que encaminhou para o Senado o projeto. Que a gente possa combater a desigualdade social porque quando a gente fala em obra, a gente fala também em emprego. Porque cada obra dessa empregará uma quantidade de trabalhadores e trabalhadoras”.
Rinaldo Junior (PSB) ressaltou que estava presente na votação do Senado e condenou a ação do senador carioca Carlos Portinho. “O senador Carlos Portinho (PL-RJ) estava justamente obstruindo a pauta do empréstimo que vai diretamente para as áreas mais vulneráveis do Recife. Lembrei que esse senador é do estado do Rio de Janeiro. Estado que, em 10 anos, 908 pessoas morreram vítimas de deslizamentos. Então, é uma falta de consciência. Fiquei também muito triste em saber que um deputado pernambucano Eu vi, em Brasília, senadores sem nenhum compromisso com o povo, mas graças a uma grande articulação, conseguimos aprovar o projeto para o Recife”.
ProMorar - O Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Social (ProMorar) da Prefeitura do Recife tem como objetivo, segundo a própria gestão, “contribuir para a solução dos problemas de infraestrutura e impactos ambientais e sociais que afetam a população residente em áreas de vulnerabilidade socioambiental do Recife, proporcionando segurança, melhoria da qualidade de vida e a mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas à população recifense”.
O programa foi elaborado em três eixos que visam a urbanização integrada e resiliência urbana, o fortalecimento institucional e inovação habitacional e o apoio à gestão e supervisão das obras que farão parte da iniciativa.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 24.04.2023