Cida Pedrosa aprova requerimentos para instalação de lixeiras no Espinheiro e nos Aflitos

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou dois requerimentos de sua autoria que versam sobre a questão do lixo e pedem a instalação de lixeiras nos bairros do Espinheiro e dos Aflitos, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (24). “A partir dessas duas propostas, espero que esta Casa também possa discutir a coleta seletiva no nosso município. Nós só conseguimos fazer essa coleta em 2.6% de todo o resíduo recolhido em nossa cidade. É muito pouco”, disse.

Os requerimentos são: o de número 3746/2023, dirigindo indicação à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) no sentido de viabilizar a instalação de lixeiras nas ruas 48, Conselheiro Portela e adjacências, no bairro do Espinheiro. E o de número 3821/2023, também dirigido à Emlurb, solicitando instalação de lixeiras para coleta seletiva, na Praça da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no bairro dos Aflitos. Para a vereadora, a instalação dos coletores é o primeiro passo para encaminhar a coleta seletiva.

“Estou falando de bairros de classe média e ricos, para começar dando o exemplo. É preciso que bairros assim façam a coleta de forma diferenciada, inclusive por causa do consumo. Vai ajudar na educação ambiental e também facilitar o trabalho de catadores”, observou. A vereadora disse que é favorável, inclusive, que os moradores dos bairros de bairro de alto poder aquisitivo, no futuro, venham a ser multados casos não façam a coleta seletiva. “Esses bairros têm situação diferenciada, pois em muitas comunidades da periferia a situação é outra. Às vezes não têm nem coleta regular”.

A vereadora entende que a coleta seletiva pode melhorar as condições de vida de catadores e acatadoras (venda dos reciclados), que terão material com boa qualidade para revender. Mas ela também entende que a educação ambiental, que necessariamente passa pela coleta seletiva, tem condições de contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas. “Mas essa situação não é exclusiva do Recife, município que seleciona apenas 2,6% do que é produzido. A média de coleta seletiva do Brasil é de apenas 2.5% dos resíduos sólidos produzidos. A coleta de São Paulo é de 3%. O Estado do Rio Grande do Norte inteiro, que é uma das melhores médias, é de 4%”.

Cida Pedrosa lembrou que a coleta de lixo como um todo é limitada. Mas que depende não só do poder público e também da contribuição da sociedade. Segundo ela, até sofás velhos são retirados de rios e canais. “Isso ocorre porque comunidades como a de Nova Conquista, por exemplo, não tem sequer a coleta regular”. O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu aparte e disse que a questão da coleta de lixo realmente “é um problema grave” e que em muitas comunidades a coleta é feita somente à noite. “É nesse período que os caminhões passam para pegar. Durante todo o dia a população tem que conviver com os resíduos jogados em determinados pontos”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 24.04.2023.