Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana vota pela aprovação de cinco projetos

Presidida pelo vereador Paulo Muniz (SD), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião em formato híbrido na manhã desta quinta-feira (13) para analisar e votar pareceres concedidos a cinco projeto de lei que tramitam na Casa. As relatorias, que indicavam a aprovação de todas as matérias, foram acatadas pelos membros do grupo.

Além de Muniz, participaram da reunião a vereadora Andreza Romero (Podemos) e os vereadores Eduardo Marques (PSB) e Victor André Gomes (União Brasil).

Dentre as propostas aprovadas, estava o projeto de lei nº 2/2023, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que isenta os veículos de órgãos da imprensa, quando no exercício do jornalismo, do pagamento de estacionamento em locais privados e do estacionamento rotativo Zona Azul. Durante a reunião, o relator Eduardo Marques apontou que a medida fortalece a liberdade de expressão e o acesso à informação.

“A plausibilidade do projeto é evidente, sobretudo por não terem as equipes de jornalistas, de repórteres e de seus auxiliares opção de parada nas ruas da nossa cidade”, argumentou o parlamentar. Esses profissionais estacionam em locais restritos e acabam sendo penalizados com multas, resultando no comprometimento do seu sustento”.

Ainda durante a reunião, Victor André Gomes elogiou o prefeito João Campos (PSB) por tomar medidas para tornar mais segura uma intervenção viária na avenida Agamenon Magalhães. O vereador lembrou que o assunto havia sido tema de debate na reunião passada da Comissão de Acessibilidade, que ocorreu no dia 20 de março.

“Registramos e destacamos aqui que poderíamos fazer uma visita em conjunto a uma localidade daqui bem próxima, na Agamenon Magalhães, onde vemos que uma obra que estava sendo feita lá da parte da ciclovia, com alteração de calçadas e que estava causando um grande problema para a população que ali transita, porque não passava a segurança necessária, mesmo que de maneira paliativa”, recordou. “Eu quero registrar o agradecimento ao prefeito da cidade do Recife, João Campos, que de pronto entendeu a necessidade. A obra foi finalizada, mesmo que ainda não por completo, mas já deu toda uma estrutura necessária para a segurança dos nossos pedestres, ciclistas e até dos veículos que convergem naquela via”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 13.04.2023