Elielson Lima é o mais novo Cidadão do Recife

Conhecido por sua atuação no Blog do Elielson, do qual é editor-chefe, o jornalista Elielson Leandro de Lira Lima, 32 anos, agora é recifense por amor à cidade e também por direito. Ele recebeu o Título de Cidadão do Recife, no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PP), numa reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (27). “Esse é o momento em que nos reunimos para abraçar uma pessoa que, com sua trajetória de vida e trabalho, contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade por meio da comunicação e do jornalismo político. Um filho do interior do nosso Estado que nunca deixou de acreditar e perseverar, e que agora é abraçado como um filho do Recife”, disse Eriberto.

A solenidade, bastante prestigiada por políticos, foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá, que também é o presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele compôs a mesa solene com o vereador autor do requerimento; com o jornalista Elielson Leandro de Lira Lima; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho; o deputado estadual Antônio Moraes; o secretário de Governo e Participação do Recife, Aldemar Santos; a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo; a deputada federal Iza Arruda. Após a execução do Hino Nacional, Eriberto Rafael ocupou a tribuna e fez as suas colocações. Ele falou das atribuições e prerrogativas de um vereador, que inclui a legislação no âmbito municipal, representar os interesses da população, mas também prestar homenagens e reconhecimento aos que dedicam sua vida ao município e seu povo.

Eriberto Rafael disse que estava entregando o Título de Cidadão a Elielson Leandro de Lira Lima porque ele tinha essas qualificações e registrou um breve perfil do jornalista. Ele “nasceu, foi criado e formou família no município de Carpina, na Zona da Mata Norte. Antes mesmo de consolidar-se como um dos mais importantes blogueiros de Pernambuco, já dava seus primeiros passos no rádio”. O vereador lembrou que Elielson Lima é formado em Jornalismo pela Uninassau, com MBA em Administração e Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE), ele iniciou sua carreira no rádio antes mesmo de cursar Jornalismo. A sua estreia foi na Rádio Alternativa FM, em Carpina, e teve passagens pela Carpina FM. Elielson Lima também foi comentarista político na Naza FM.

Na capital pernambucana, passou por diversos veículos como a Rádio Olinda, na qual também comentou política por muitos anos. Hoje, ele é Colunista Político da CBN Recife. Filho de Severino Laelson de Lima e Eliane Maria de Lira Lima, Elielson é casado com Wivianny Lima, com quem tem duas filhas, Clara e Antonella. Há nove anos, o jornalista comanda o Blog do Elielson, um canal especializado em política. “O Blog do Elielson, que iniciou focado na Mata Norte, hoje, se espalhou por todo o Estado. Hoje hospedado na CBN Recife, o blog tem se tornando o espaço político da rádio no ambiente digital aqui em Pernambuco”.

O vereador ressaltou que o jornalista “notabilizou-se por sua competência, dedicação, conhecimento e inovação nas mídias digitais. Basta sentar para uma boa prosa com Elielson, e num instante você fica informado sobre a política do Recife, mas também do litoral ao sertão de Pernambuco, e de Brasília, o centro de onde tudo acontece”. Eriberto Rafael acrescentou que “receber Elielson como Cidadão Recifense é abraçar um novo filho que tem compromisso com a cidade, com a informação e o bom jornalismo. Virtudes cada vez mais necessárias diante do desafio de combate à desinformação e ao cenário de polarização que temos visto no Brasil nos últimos anos”.

 O vereador Eriberto Rafael disse, ainda, que através das redes sociais do blog, o jornalista Elielson Lima “nos ensina que é sim possível ‘discutir política’, desde que seja feito com respeito, ideias e harmonia”. E finalizou afirmando que, por essas qualidades, “o homenageado preenche todos os requisitos para ser agraciado com o Título de Cidadão do Recife, como forma de reconhecimento por sua seriedade, dedicação e compromisso com a cidade, evidenciado todos os dias na atividade que exerce”. Após o discurso, ele entregou o Título de Cidadão, com a respectiva medalha, a Elielson Leandro de Lira Lima. Em extensão à homenagem, ele também fez a entrega de flores à esposa do homenageado, Wivianny Wanessa de Santana Silva Lima.

A vice-governadora Priscila Krause ocupou a tribuna antes do homenageado, numa quebra de protocolo. Ela disse que era muito significativo voltar a falar na Casa de José Mariano, pois começou a carreira política como vereadora do Recife. “Tenho saudades daqui”. Ela afirmou, ainda, que era importante voltar a falar na tribuna justamente no dia de Elielson Lima se tornava Cidadão Recifense. “É importante porque esse Título foi de fato conquistado”. A vice-governadora falou nominalmente todos os políticos presentes e fez um elogio aos servidores da Câmara Municipal do Recife, “que fazem a diferença na vida de um vereador”. Jornalista de profissão, ela disse que Elielson Lima “construiu uma postura séria, com características pessoais” dentro do jornalismo digital.

O mais novo cidadão recifense, Elielson Lima, ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimento. Ele disse que o sentimento de receber o Título era de gratidão, emoção, e citou nominalmente as pessoas que foram determinantes em sua trajetória profissional e que contribuíram no desenvolvimento do blog. Fez registro especial aos diversos companheiros de profissão. “É difícil manter viva a chama do bom jornalismo”, disse.

Elielson Lima falou em tom poético: “Adotar é uma atitude bonita, mas ser pai é algo muito valioso. O sentimento que hoje carrego no peito é o de um filho que recebe a bênção e o nome. Não sou órfão, sou filho de Carpina. Minha mãe, minha terra, que me fez homem. Uma terra acolhedora, encantadora. E me orgulho de dizer que sou seu filho. Mas hoje me sinto acolhido pelo pai Recife, que sempre esteve presente em toda a minha vida. Recife é o pai que me educou e me ensinou como é a vida fora de casa. Foi aqui, nos braços do pai Recife, que aprendi que a vida não e fácil e dei os primeiros passos no jornalismo. Aqui, aprendi, que todo homem tem uma missão a cumprir”.

Ele disse que fazer jornalismo sério “não é para amadores” e fez  uma homenagem ao ex-governador falecido, Eduardo Campos, com quem trabalhou antes de criar o blog; e ao jornalista também falecido, Carlos Percol, com quem destacou ter aprendido muito sobre o jornalismo. Ao encerrar, ele parafraseou a música de Luiz Bandeira: “Em vez de dizer Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço, digo cheguei Recife, foi o amor que me trouxe pelo braço”.

O Quarteto da Orquestra Criança Cidadã, junto com o cantor Ed Carlos, fizeram uma apresentação musical. Na sequência, o presidente Romerinho Jatobá fez as suas colocações finais. “Parabenizo o vereador Eriberto Rafael pela proposição, ao fazer o reconhecimento ao trabalho de Elielson Lima. Costumo dizer que esta Casa Legislativa não faz homenagem pela posição que alguém ocupa. Mas, sim, a quem tem serviços prestados”. Em tempos de fake news, segundo ele, é importante reconhecer jornalistas que fazer “serviço claro, verdadeiro e correto”. Finalmente, pediu ao jornalista que carregue “o Recife no coração, da mesma forma que carrega Carpina”.  Romerinho Jatobá convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 27.04.2023.