Felipe Alecrim cobra censo de pessoas em situação de rua no Recife
Segundo Alecrim, a ausência de um censo atualizado sobre as pessoas em situação de rua. “torna impossível, praticamente, estruturar políticas públicas que façam a diferença na vida dessas pessoas”. “É importante ressaltar que os últimos dados são de 2019, e que naquela época já havia cerca de 1,4 mil pessoas vivendo em situação de rua. Não precisa ser especialista para perceber que esse número aumentou bastante”.
O vereador disse que a Câmara Municipal faz a sua parte, por meio de escutas à população e do envio de requerimentos ao Poder Executivo. “Posso relembrar, aqui, a necessidade, posta pelas próprias pessoas em situação de rua, da implementação de um restaurante popular na Zona Sul, a manutenção e a liberação de banheiros públicos – que não tem condição de uso e que so vivem fechados –, o acesso à saúde”, disse. “São muitas as necessidades e muito pouco é feito pela Prefeitura da Cidade do Recife”.
Em aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) também afirmou que a atuação da Prefeitura tem sido insuficiente para solucionar o problema. “A situação está cada vez pior. Basta andar pelas ruas do Recife, pelo centro da cidade, por nossas praças. Você vai ver uma grande população de pessoas em situação de rua. Isso mostra que a política social vigente não está atingindo o que tem que atingir. Estão faltando restaurantes, locais de repouso, abrigo, habitação”.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que a ausência da pesquisa limita a eficiência das ações da Prefeitura. “Fica difícil, inclusive para a Prefeitura, fazer políticas públicas para tirar essa triste realidade da nossa cidade”. De acordo com ele, a problemática tem gerado preocupações nos comerciantes de alguns polos econômicos da cidade, como a praça da Igreja de Boa Viagem, na Zona Sul, e a rua da Imperatriz, na Boa Vista. “Eles estão realmente com dificuldade de ter os seus negócios funcionando”.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) afirmou que o censo deve ser apresentado em breve e convidou os parlamentares para uma ação fiscalizatória nos restaurantes populares do Recife. “Hoje, já temos notícias de que o censo está sendo feito, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e com demais entidades públicas do setor”, informou. “A comissão fará uma visita aos restaurantes populares. É uma demanda que surgiu no seio da comissão e estaremos trabalhando em conjunto”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 24.04.2023