Felipe Fracismar realiza Seminário Mulher Empreendedora Recife
O vereador organizou o seminário dentro das comemorações feitas pelo seu gabinete ao Dia Nacional da Mulher, celebrado anualmente em 30 de abril. A data foi instituída através da Lei Federal número 6.791, de 9 de junho de 1980, por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres. A data lembra que em pleno século 21 as mulheres ainda enfrentam numerosas restrições na sociedade, sobretudo na área financeira, e o vereador considerou que a independência econômica é o passo primordial para quem pretende decolar nos diversos setores da vida.
Felipe Francismar levou em conta que “o empreendedorismo feminino vem crescendo em todo Brasil e, no Recife, não é diferente” e que é importante “contribuir com a capacitação das mulheres empreendedoras e ampliar a discussão sobre os desafios que elas enfrentam no mercado de trabalho”. No seminário foram discutidos temas como: protagonismo feminino, empreendedorismo, liderança e inovação. Os participantes puderam ainda tirar dúvidas sobre como desenvolver e melhorar seus próprios negócios, além de ouvirem sugestões de projetos nesta área.
“Para mim foi um grande prazer realizar esse seminário aqui na Câmara do Recife. O empreendedorismo é um tema de que gosto muito e acho muito importante organizar essas palestras para e com mulheres empreendedoras. O meu objetivo é contribuir, através do conhecimento, buscando ajudar a todas elas a empreender e a participar mais do mercado”, disse o parlamentar.
Durante o seminário houve três painéis. Um deles contou com a palestra que teve como tema “Empreendedorismo e Protagonismo Feminino”, e que foi apresentado por Bruna Hannouche, CEO da Cake Hannouche e integrante da lista Forbs Under 30. Ela disse que “empreender é um desafio por si só”, mas que empreender com mulheres, é prazeroso. “A minha equipe é composta basicamente por mulheres. E mulheres muito fortes. É uma descoberta constante de o quanto, nós mulheres, temos força”.
Bruna Hannouche afirmou que, ao procurar gente para trabalhar com ela, sempre busca pessoas que se apaixonam pelo que fazem. “Eu acho que empreender é isso. Você precisa se apaixonar pelo que faz; precisa se destacar e fazer diferente. O céu é um limite”. Por tudo isso, ela entende que foi importante que a Câmara do Recife tenha realizado esse debate. “O papel da mulher é, cada vez mais, de destaque; cada vez mais nós estamos alcançando os grandes espaços”.
Outro painel foi protagonizado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Joana Portela. Ela abordou a palestra cujo tema foi: “O papel da mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação no Recife”. Joana Portela agradeceu à Câmara do Recife, que realizou a pauta através do mandato do vereador Felipe Francismar. “É muito importante trazer essa temática na gestão pública”.
Ela lembrou que o prefeito João Campos vem dando destaque ao papel da mulher na gestão pública, que ainda é um tema tabu no Poder Executivo e nas casas legislativas. “Esse é um tema puxado por João Campos. O seu secretariado foi dividido de forma igualitária, metade é mulher. Hoje, o símbolo do Recife é um leão e uma leoa. A pauta de Ciência e Tecnologia tem muitas lideranças femininas. É importantíssima essa conquista. As mulheres podem estar em frente da pauta que elas quiserem”.
Um terceiro painel foi realizado com a apresentação da palestra “Negócios inovadores e empreendedorismo feminino”, apresentado por Flávia Brito, CEO da Bidweb, eleita uma das 50 mulheres mais influentes em cibersegurança na América Latina. Ela é Top Woman in Cyber Security (Womcy) e (Wisecra). “Este seminário realizado aqui na Câmara do Recife traz novas e grandes oportunidades, pois busca a qualificação da mulher. Traz a oportunidade de mostrar que todas podem empreender. Este, portanto, é um momento de destaque, permite que as mulheres conheçam suas oportunidades”.
A CEO Flávia Brito disse também que é preciso “abrir portas para as mulheres” pois elas precisam de uma rede de apoio para empreender. Um seminário de empreendedorismo, segundo disse, permite que a mulher chegue mais perto das propostas disponibilizadas na área da tecnologia, mas também faz com que “elas conheçam as oportunidades de trabalho e vejam que estão aptas para o mercado de trabalho”.
Todos os painéis tiveram a mediação da advogada constitucionalista, formada pela Universidade de Pisa, na Itália, Maria Luiza Figueiredo. Ela destacou que, se voltarmos o olhar para trás, para a história, perceberemos que “Pernambuco sempre teve esse pioneirismo de mulheres empreendedoras”. E citou como exemplo Brites Albuquerque e Branca Dias. “Esse tema abordado pela Câmara, hoje, diz muito. Essa iniciativa do vereador Felipe Francismar enriquece ainda mais esse cenário de mulheres pernambucanas e recifense, em particular”.
Ela sublinhou, ainda, a importância de o evento ter sido uma das comemorações do Dia Nacional da Mulher, festejado em 30 de abril.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 20.04.2023