Marco Aurélio Filho destaca papel da Câmara do Recife na obtenção de recursos para ProMorar
O CAE autorizou os pedidos dos empréstimos na última terça-feira (18) e enviou os projetos de resolução relativos às contratações em regime de urgência ao plenário do Senado.
Os recursos do ProMorar serão destinados para problemas de infraestrutura e para mitigar problemas ambientais e sociais em áreas de vulnerabilidade da capital. Os seus eixos de atuação incluem urbanização integrada, resiliência urbana, inovação habitacional, fortalecimento institucional e gestão e supervisão de obras.
“Nós, nesta Casa, dada a celeridade desse processo, colaboramos para que isso acontecesse, quando em setembro de 2022 autorizamos o Poder Executivo a fazer essa operação. Agora em março, o Governo Federal validou essa ação, o que mostra que nós colaboramos bastante para que as comunidades mais carentes do Recife pudessem ser beneficiadas por esse grande empréstimo de [cerca de] R$ 2 bilhões”, disse Marco Aurélio Filho em seu discurso.
O vereador lembrou que a Casa de José Mariano atuou de forma semelhante em 2021, quando aprovou que a Prefeitura contratasse créditos no valor de R$ 56 milhões para obras de ampliação do esgotamento sanitário na bacia do rio Beberibe. “É importante que a população entenda essa parte burocrática que é feita nos Poderes Legislativos. Muitas vezes, quem está na ponta não entende o esforço hercúleo que precisamos fazer para que a obra possa acontecer”.
Em seu discurso, Marco Aurélio Filho afirmou que a liberação do empréstimo ocorreu de forma relativamente célere e que o processo também contou com o apoio da bancada de senadores de Pernambuco. “Para vocês terem uma ideia, uma ação semelhante que Goiás fez precisou de cerca de três anos para ter a aprovação. Enquanto isso, o prefeito João Campos conseguiu fazer isso em menos de 12 meses, o que mostra o empenho do prefeito de ir a Brasília e, inclusive, se somar aos senadores de Pernambuco, que foram fundamentais para que esse processo acontecesse”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 24.04.2023