Câmara do Recife homenageia o centenário da Igreja Batista da Capunga
A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), que formou a mesa com a vereadora autora do requerimento; o presidente da Igreja Batista da Capunga (IBC), pastor Marcos Gaudard Corrêa; o deputado estadual Cleiton Collins, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; a desembargadora Daisy Andrade, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o presidente da Convenção estadual da Assembleia de Deus em Madureira, pastor Elizeu Virgínio; o diácono e vice-presidente da IBC, pastor Wagner José de Andrade Neto. Após a execução do Hino Nacional, o presidente da solenidade solicitou a Michele Collin que ocupasse a tribuna e fizesse suas colocações.
Discurso - Com arquitetura marcante, localizada nas margens da Avenida Agamenon Magalhães, o templo Batista da Capunga faz parte da paisagem histórica do Recife. “A igreja surgiu em 19 de abril de 1923, a pedido de 13 cristãos batistas, que não posso deixar de registrar os nomes: Robert Stanley Jones, Maria Ruth Jones, Adalgisa Wanderley, Joanna Wanderley, Judith Santiago, Graça Taylor, Bertha Hunt; Everett G. Wilcox, Callie Wilcox, Helena B. Fonseca, Acácio Vieira Cardoso, Arnaldo Poggy Figueiredo; e Essie Fuller, os quais passaram a ser liderados pelo missionário William Carey Taylor”, contou a vereadora Michele Collins.
Em seu discurso, a parlamentar relatou que no casarão de número 1.461, da Rua Visconde de Goiana, hoje Rua Dom Bosco, em frente ao Colégio Americano Batista, foi plantada a primeira semente daquela que seria uma das mais relevantes denominações religiosas de Pernambuco. “Hoje, estamos homenageando uma instituição que tem uma longa e profícua trajetória de evangelização, que possui uma maneira distinta de atuar, que detém uma teologia direcionada ao simples, honrado e misericordioso propósito de servir ao Senhor”, disse a vereadora.
Michele Collins acrescentou que “essa instituição representa a autêntica religião cristã, que abarca as doutrinas apostólicas enunciadas na Bíblia”. Segundo ela, as realizações da Igreja “estreitam o relacionamento dos fiéis com Deus, por meio da intervenção de Jesus Cristo, e são orientadas no Evangelho e na preservação dos seus ensinamentos”. Vários líderes religiosos passaram por ela, disse a parlamentar, como o pastor José Munguba Sobrinho, o missionário americano R. S. Jones, o pastor Lívio Lindoso, o pastor Manfred Grellert, pastor José Almeida Guimarães e o pastor Ney Silva Ladeia.
“Não posso deixar de registrar o destacado trabalho do atual líder, Marcos Gaudard Corrêa, empossado pastor presidente da Igreja Batista da Capunga no dia 17 de agosto de 2019, o qual tem tido uma inestimável atuação, uma verdadeira bênção para muitos dos fiéis da igreja em referência. Natural de Nova Iguaçu, no Rio, o pastor Marcos é casado com a querida Soraya, sua companheira de ministério, e pai de Paulo Victor e Marcos Filipe Salazar”. Ela lembrou que a Igreja Batista da Capunga realiza encontros de casais, acampamentos de jovens, grupos de oração, entre outras ações na área social, a exemplo da doação de cestas básicas para a população em situação de vulnerabilidade.
A parlamentar afirmou que a denominação “está alicerçada em valores cristãos, como a integridade, o relacionamento com Deus, o discipulado, a pregação bíblica e o amor ao próximo” e que a sua agenda é marcada por importantes objetivos, “como alinhar a igreja no sentido de fazer discípulos de Jesus, influenciar a sociedade e promover a transformação de vidas com base nos ensinamentos religiosos, alcançar, conectar e discipular as novas gerações em parceria com os entes familiares, desenvolver uma metodologia simplificada de formação espiritual através do discipulado, proporcionar relacionamentos e o cuidado mútuo entre os indivíduos, desenvolver uma cultura de acolhimento para conectar as pessoas que buscam a instituição, dentre tantos outros”.
Ela finalizou dizendo que a Igreja Batista da Capunga há um século tem divulgado “exemplarmente as obras do Pai, e por isso, oferecemos uma das homenagens mais importantes deste Poder Legislativo, além do nosso reconhecimento, respeito, admiração e carinho. parabéns pelos seus 100 anos e continue sempre assim: a perseverar pelos caminhos da sabedoria e da fé”. Após o discurso, houve uma apresentação musical do coro da Igreja Batista da Capunga, com o pianista professor Alison Queiroz e sob a regência do professor Saulo de Tarso.
Homenagens - A vereadora Michele Collins fez a entrega de uma placa em homenagem aos 100 anos da Igreja Batista da Capunga, ao pastor Marcos Gaudard. Na sequência, ela entregou um certificado a 15 homenageados da solenidade. A mais antiga componente da Igreja Batista da Capunga, Atenê Ribeiro de Oliveira Cruz, 99 anos, recebeu um ramalhete de flores das mãos da vereadora. Irmã Atenê, como é mais conhecida, está na IBC há 53 anos. Logo após, a desembargadora Daisy Andrade falou em nome do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo.
A desembargadora disse que a IBC é “uma agência de Deus aqui na Terra”. Ela afirmou que fazer 100 anos “são bodas de Jequitibá” e explicou o que é essa árvore, assim denominada “por ser muito resistente, mas que exige manutenção e cuidado”. A boda que faz 100 anos, disse a desembargadora, “faz analogia à força da natureza”. Ela deixou dois textos para meditação, os salmos 92 e a segunda Carta de Paulo a Timóteo, capítulo 4. Em seguida, o presidente da Igreja Batista da Capunga (IBC), pastor Marcos Gaudard Corrêa foi convidado a subir à tribuna para fazer suas explanações.
Ele agradeceu pela realização da solenidade e lembrou que na próxima semana, quando transcorrerá a data oficial do aniversário do primeiro centenário da IBC, haverá uma ampla programação, com celebrações. “Quero expressar a mais sincera gratidão à vereadora Michele Collins, com o requerimento de sua autoria, aprovado em unanimidade pelos vereadores desta casa”. O pastor disse, ainda, que ao longo desses 100 anos de existência, a IBC “tem procurado cumprir a sua missão, pregando o Evangelho de Jesus, as boas novas de salvação e o amor de Deus no plano de salvação. Hoje, somos uma família com cerca de 2.500 membros”.
Marcos Gaudard Corrêa acrescentou que são 100 anos “seguindo os passos de Jesus, fazendo-nos discípulos dele, gerando transformações de famílias e cenários”. O Recife, segundo o pastor, tem sido alvo de orações por parte dos componentes da IBC. “Há 100 anos, oramos pelo Recife e procuramos contribuir para o bem da cidade, compartilhando a Palavra de Deus, essa palavra que Ele colocou em suas mãos e que nos concedeu o privilégio de dividir, em tempos de angústia, aflição e incertezas, como foi o período da pandemia”. O pastor finalizou dizendo que a igreja ora não somente pela Cidade, mas também “pelos seus governantes e por todas as autoridades constituídas”.
A esposa do pastor Vagner Andrade, Amariles Andrade, entregou a Michele Collins um exemplar da Bíblia, comemorativo ao centenário da IBC, e um ramalhete de flores. Todos os componentes da mesa da solenidade também receberam um exemplar da Bíblia. Pelo telão do plenário da Câmara do Recife, foi apresentado um vídeo com depoimento do pastor Ney Ladeia, atualmente diretor Executivo das Igrejas Batistas Brasileiras na América do Norte, Uma última apresentação musical foi feita pelo coro da igreja, acompanhado pelo pianista professor Alison Queiroz e sob a regência do professor Saulo de Tarso. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino da Cidade do Recife.
Lista dos homenageados:
PASTOR MARCOS GAUDARD CORRÊA
SORAYA SALAZAR CORRÊA (esposa e Coordenadora do Ministério da Família)
PASTOR ROBERTO SANTOS DA SILVA (Coordenador da Área de Expansão)
MARÍIA OLIVEIRA DE ANDRADE (Coordenadora da Área de Expansão:
PASTOR RONALDO ALEIXO SOARES DA SILVA (Coordenador do Ministério de Discipulado)
PASTOR MARCOS FILIPE SALAZAR CORRÊA (Coordenador da Área de Comunicação)
PASTOR BENEVANDO MAGALHÃES FARIAS (Ministério de Apoio à Pessoa com Deficiência)
PASTOR DAVID SOUTO DE MORAES (Coordenador de Gestão)
FRANÇA CLEIA BORGES DE SOUSA (Coordenadora da Área de Formação Espiritual)
DIÁCONO WAGNER JOSÉ DE ANDRADE NETO (1º Vice Presidente)
DIÁCONO ILDIBAS ANTONIO DO NASCIMENTO (2º Vice Presidente)
Professora Solange Maria Ribeiro da Silva Araújo. (Diretora Executiva do Seminário de Educadoras Cristãs – SEC)
Pastor Paulo Eudes - Presidente da Convenção Batista de Pernambuco – CBP
Pastor Reuel Klayber Ferreira Silva – Sociedade Bíblica do Brasil - SBB
Depurado Estadual Pastor Cleiton Collins
Recebeu ramalhete de flores:
Atenê Ribeiro de Oliveira Cruz
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 13.04.2023.