Na Câmara do Recife, trabalhadores da construção civil recebem homenagem por seu dia

Todos os anos, o dia 30 de abril marca, no Recife, o Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil. Para celebrar a data, a Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (25) um evento em homenagem à categoria, que é formada por profissionais de diversas especialidades, como a arquitetura, a marcenaria e a pintura imobiliária. Realizada a partir de um requerimento do vereador Almir Fernando (PCdoB), a reunião solene foi presidida pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil).

Almir Fernando é o autor da lei nº 18.632/2019, que institui o Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil no calendário oficial do Recife. Além dele e de Victor André Gomes, compuseram a mesa de honra do evento a arquiteta, urbanista e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Ana Maria Moreira Maciel, e a arquiteta e urbanista Jessica Aline Tardivo.

Em seu discurso de homenagem, Almir Fernando destacou a relevância econômica da construção civil e a importância dos trabalhadores do setor para a sociedade.

“Para que uma obra seja concluída dentro do tempo estipulado é necessário, primeiramente, a finalização de várias etapas menores. Sendo assim, é imprescindível ter uma sincronia no canteiro de obras para o andamento do projeto. Dessa forma, fica claro perceber que um dos principais profissionais responsáveis pelo sucesso da construção são aqueles que atuam com tarefas operacionais nas obras, os trabalhadores da construção civil”, disse o vereador na tribuna do plenário da Câmara. “Logo, a qualidade do serviço prestado e o tempo necessário para a sua conclusão, são quesitos diretamente relacionados com o perfil desses profissionais. Por isso, a importância de reconhecer e exaltar o valor do trabalho desses profissionais”.

Homenagens - Profissionais que trabalham na construção civil, de diversas categorias, como arquitetos, pedreiros, eletricistas, mestres de obra, técnicos em edificação, pintores, entre outros, receberam certificados das mãos do vereador Almir Fernando. A lista dos 21 homenageados pode ser conferida abaixo. Após a entrega, a arquiteta Jéssica Aline Tardivo ocupou a tribuna e fez suas colocações em nome de todos os homenageados.

“Sinto-me honrada em representá-los. Sou arquiteta, mas eu vim do chão da obra. Desde pequena eu me acostumei a ver o meu pai trabalhando na construção civil como pedreiro. Fui a diversas obras”, afirmou. Ela é paulista e veio para o Recife para realizar pesquisas através da Fundação Joaquim Nabuco. “Aprendi a respeitar a todos os que fazem parte deste setor desde criança. Sei o quanto cada profissional aqui presente é importante para realização de um projeto arquitetônico”.

Jéssica Aline Tardivo fez um apelo ao vereador Almir Fernando para que a data que homenageia os profissionais da construção civil “não seja apenas para celebrar, mas que ela contribua para trazer reconhecimento, afeto e respeito a todos os que trabalham na construção civil”. A arquiteta lembrou que sem a contribuição de cada um dos profissionais “a cidade não existiria”. Completou dizendo que eles são os responsáveis “pelas construções que fazem parte do cotidiano das pessoas. São vocês que transformam nossos desenhos em lugares”.

Ela lembrou que, em geral, os profissionais da construção civil passam “de forma invisível na vida das pessoas, pois nós todos trabalhamos nos bastidores”, mas sublinhou a importância das categorias: “Nós somos os responsáveis por construir as estruturas concretas que formam uma cidade”.

Outra pessoa que falou durante a solenidade foi a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), onde ocupa função na Comissão de Ética, Ana Maria Moreira Maciel. Ela disse que agradecia pelo reconhecimento e acrescentou que estava muito feliz sobretudo porque a homenagem ocorria “na Casa de José Mariano”. Lembrou que ele foi um abolicionista. “Logo, vemos em cima de que estrutura essa casa legislativa foi fundada”.

Ana Maria Moreira Maciel destacou que “a força dos profissionais da construção civil”, mas lembrou que pela natureza do trabalho, as categorias “são invisibilizadas” e disse que, por essa razão, “a propositura da homenagem ganha mais importância”. Ela afirmou também que “a construção civil é o grande diferencial de um país, pois não se faz uma nação forte sem uma construção civil forte. Ela impacta nos setores econômico, social e ambiental”.

No encerramento, o presidente da solenidade, vereador Victor André Gomes, disse que estava lisonjeado pela oportunidade de conduzir os trabalhos. “A causa é nobre”, afirmou, ressaltando que a solenidade teve como diferencial destacar o trabalho de duas mulheres, numa indústria onde predominam os trabalhadores do sexo masculino. Ele convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, possam ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

 

Homenageados na solenidade

Ana Cláudia Avelino dos Santos – Designer de Interiores

Ana Maria Moreira Maciel - Arquiteta e Urbanista

André Luiz da Silva – Encanador

Carlos José Cavalcanti – Mestre de Obras

Carlos José da Silva – Marceneiro

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE)

Cleiton Oliveira Gomes – Marceneiro

Creidnaldo Carneiro da Silva de Andrade – Pedreiro

Francisco José de Santana – Técnico em Edificação

George Martins da Silva – Pedreiro

Givanildo Pereira da Silva – Eletricista Predial

Hércules Ribeiro Tavares – Eletricista Predial

Jessica Aline Tardivo – Arquiteta e Urbanista

Jobson Alves da Silva – Eletricista Linha Viva

Josemar Ramos Lima Sobrinho – Pintor

Marcelo Tomaz da Silva – Mestre de Obra

Marcos Lacerda de Freitas – Pedreiro e Eletricista

Roberto Raimundo da Silva – Eletricista

Sérgio Ramos dos Santos – Eletricista

Ubiratan da Silva Barros – Pedreiro 

Ubiratan Santos Alves Filho – Pedreiro

Valdir Varela da Costa – Técnico em Edificação

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.04.2023