Osmar Ricardo anuncia iniciativas para as famílias que moram sobre o Canal da Vovozinha

Duas semanas depois da audiência pública promovida na Câmara Municipal do Recife, para debater soluções para as famílias que moram sobre o Canal da Vovozinha, localizado no bairro de Santo de Amaro, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse que iniciativas reais e concretas já estão sendo tomadas para beneficiar a população. “Neste momento, uma reunião está sendo realizada no Ministério Público, com órgãos da Prefeitura do Recife, para fazer encaminhamentos”, disse, na reunião plenária da Casa José Mariano, realizada na manhã desta terça-feira (25).

O canal da Vovozinha, que também é conhecido como canal de Santa Terezinha, fica próximo à Avenida Agamenon Magalhães, no trecho do chamado Campo do 11. De acordo com o vereador, técnicos da Coordenadoria da Defesa Civil (Codecir) fizeram uma triagem, ontem (24), para saber quem são e quantos são os moradores dos casebres que se localizam sobre o canal. “O Ministério Público, na pessoa da promotora Fernanda Henriques, está coordenando o processo com os órgãos responsáveis pela questão da moradia. As coisas estão andando. Afinal, é preciso cuidar das pessoas”, afirmou Osmar Ricardo.

As famílias moram em palafitas, em situação abaixo da linha da pobreza. São obrigadas a conviver com um mau cheiro constante, insetos e animais peçonhentos. “A comunidade do canal começou com 17 pessoas e hoje tem 49 famílias. Quando chove, fica tudo alagado”, disse Osmar Ricardo. Ele informou que está previsto para amanhã (quarta-feira), a ida do pessoal da Secretaria da Habitação para fazer o cadastramento dos moradores. “É preciso retirar as moradias irregulares dali. Da mesma forma, é preciso legalizar a situação das famílias, cuidar e limpar do canal”. O vereador alertou que o período chuvoso se aproxima e que, nesse período, as ruas do bairro de Santa Amaro alagam por causa da situação do canal.

A audiência pública que discutiu a situação das famílias que moram sobre o canal da Vovozinha ocorreu no dia 13 de abril, numa iniciativa conjunta dos vereadores Osmar Ricardo, Luiz Eustáquio (PSB) e Alcides Teixeira Neto (PSB). Participaram representantes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), da Secretaria de Saneamento do Recife, da Secretaria de Meio Ambiente; o secretário-executivo de Política Social do Recife, Felipe Cury; além da promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Fernanda Henriques da Nóbrega.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.04.2023.