Osmar Ricardo anuncia iniciativas para as famílias que moram sobre o Canal da Vovozinha
O canal da Vovozinha, que também é conhecido como canal de Santa Terezinha, fica próximo à Avenida Agamenon Magalhães, no trecho do chamado Campo do 11. De acordo com o vereador, técnicos da Coordenadoria da Defesa Civil (Codecir) fizeram uma triagem, ontem (24), para saber quem são e quantos são os moradores dos casebres que se localizam sobre o canal. “O Ministério Público, na pessoa da promotora Fernanda Henriques, está coordenando o processo com os órgãos responsáveis pela questão da moradia. As coisas estão andando. Afinal, é preciso cuidar das pessoas”, afirmou Osmar Ricardo.
As famílias moram em palafitas, em situação abaixo da linha da pobreza. São obrigadas a conviver com um mau cheiro constante, insetos e animais peçonhentos. “A comunidade do canal começou com 17 pessoas e hoje tem 49 famílias. Quando chove, fica tudo alagado”, disse Osmar Ricardo. Ele informou que está previsto para amanhã (quarta-feira), a ida do pessoal da Secretaria da Habitação para fazer o cadastramento dos moradores. “É preciso retirar as moradias irregulares dali. Da mesma forma, é preciso legalizar a situação das famílias, cuidar e limpar do canal”. O vereador alertou que o período chuvoso se aproxima e que, nesse período, as ruas do bairro de Santa Amaro alagam por causa da situação do canal.
A audiência pública que discutiu a situação das famílias que moram sobre o canal da Vovozinha ocorreu no dia 13 de abril, numa iniciativa conjunta dos vereadores Osmar Ricardo, Luiz Eustáquio (PSB) e Alcides Teixeira Neto (PSB). Participaram representantes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), da Secretaria de Saneamento do Recife, da Secretaria de Meio Ambiente; o secretário-executivo de Política Social do Recife, Felipe Cury; além da promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Fernanda Henriques da Nóbrega.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 25.04.2023.