Rinaldo Junior apresenta projeto que prevê a identificação dos torcedores de futebol no momento da compra do ingresso

O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (18), para apresentar ao plenário um projeto de lei, de sua autoria, que prevê a identificação dos torcedores de futebol no momento da compra do ingresso. Na ocasião, o parlamentar demonstrou preocupação em relação ao afastamento das famílias nos estádios. A matéria seguirá para as Comissões e será apresentada posteriormente ao plenário para votação.

“Quem vai aos estádios e leva a sua família e que frequenta as principais praças esportivas do nosso município, sabe do afastamento das famílias dos estágios e isso vem angustiando. O motivo da ausência dessas pessoas é a insegurança, principalmente no entorno dos locais das partidas. E eu acho que chegou a hora de dar um basta nisso. Os que fazem a legislação dos estádios de futebol não frequentam arquibancada e ficam vendo a partida pela televisão, sentados no sofá e com o controle remoto”.

O vereador enfatizou que o projeto de lei, de sua autoria, permitirá a identificação dos torcedores, desde a compra do ingresso, e punirá aqueles que vão com o objetivo de depredar e causar violência. “O projeto prevê a identificação dos seus torcedores no momento da compra do seu ingresso. Inclusive, isso já aconteceu na Inglaterra, onde os famosos hooligans acabavam o futebol com a sua violência no mundo todo e, hoje, a Premiere League, hoje o Campeonato Inglês é, sem dúvida, o mais rentável, o melhor e o mais seguro do mundo. Com a Lei, a identificação do torcedor será realizada na catraca, no momento em que ele compra o ingresso. E com a identificação visual, poderá identificar, punir e restringir a entrada de quem baderna nas nossas praças esportivas e no seu entorno".  

No aparte, Ivan Moraes (PSOL) concordou com a proposição de Rinaldo Junior. “Os que não frequentam os estádios começam a eleger culpados para essa violência e miram, muitas vezes, no comportamento das torcidas.  Não há legalmente registrado o que é que pode e o que não pode entrar no estádio. As proibições de camisas, fogos, bandeiras, e às vezes até de músicas, se dão por decisão do comandante que está naquele dia. Hoje pode estar liberado, amanhã não. Além das famílias estarem se distanciando dos estádios, o torcedor também está. Que os nossos estádios voltem a ser um ambiente familiar, alegre, vivo e que toda a torcida seja respeitada”.

O vereador Gilberto Alves (Republicanos) exaltou a necessidade do debate, afirmou existir uma degradação dos espaços das torcidas e que a situação da violência incomoda há vários anos. “Quando criança, eu sentava junto dos torcedores dos times adversários e não tinha problema nenhum. Era um momento de confraternização com os familiares. Essa discussão extrapola a esfera municipal, é uma questão de segurança pública e cultural. E que com esse projeto a gente consiga debater, apresentar algo concreto e resgate a presença da comunidade e dos torcedores de forma geral. Estou à disposição e a Câmara não poderia deixar de cumprir o seu papel numa questão tão fundamental”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.04.2023