Samuel Salazar repercute aprovação de empréstimos de recursos financeiros para o Recife

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), repercutiu a aprovação dos empréstimos de recursos financeiros através do Programa ProMorar, no Senado, ocorrida na semana passada, para o município do Recife. São dois empréstimos que totalizam cerca de R$ 2 bilhões para serem utilizados em obras de infraestrutura. “Não foi uma votação fácil. Muito pelo contrário. Foi uma luta grande, pois alguns senadores do Partido Liberal (PL) articularam para não haver a votação, o que iria prejudicar o município do Recife”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (24).

Samuel Salazar relatou que os senadores do PL ameaçaram travar a pauta e não continuar a votação porque estavam interessados em aprovar outro assunto que dominava os debates do dia, que nada tinha ver com os empréstimos. Os senadores queriam atrelar a votação à aprovação da CPMI do 8 de janeiro no Congresso Nacional. De acordo com Samuel Salazar, o principal articulador dessa manobra era o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que teria pedido aos senadores para não aprovarem o empréstimo para o Recife.

Os recursos irão permitir a realização de obras de contenção, drenagem, saneamento básico, construção de encostas e calçamento de ruas. “Momentos antes da votação, o senador pernambucano Fernando Duere, que é do meu partido, estava certo de que os empréstimos seriam aprovados com facilidade. Duere foi o relator do projeto dos empréstimos na Comissão Econômica, e lá a proposta foi aprovada rapidamente. Mas quando o projeto chegou ao plenário, os senadores do PL resolveram iria obstruir a votação”, afirmou Samuel Salazar. O projeto precisa de um quórum mínimo de 41 votos. E o senador Flávio Bolsonaro pediu até votação nominal.

Os senadores Randolfe Rodrigues, Tereza Leitão, Humberto Costa, ocuparam a tribuna para fazer a defesa da liberação dos recursos. O senador Cid Gomes, do Ceará, teria dito que algo daquele tipo jamais teria ocorrido no Senado. “Flávio Bolsonaro pediu ao senador Cleitinho, também do Rio, para ele votar contra. Se isso ocorresse, iria travar a pauta. Mas, João Campos, em sua grandeza e humildade, fez um apelo ao senador Cleitinho, em nome das famílias pobres do Recife. Ele questionou se uma pauta política poderia prejudicar a população que estava sofrendo, precisando daquelas obras”. O senador Cleitinho terminou votando favorável ao projeto.

Samuel Salazar contou que o senador Hamilton Mourão, que recebeu o Título de Cidadão do Recife, quando foi vice-presidente da República, só votou favorável após serem obtidos os votos mínimos para aprovação. Ele disse, ainda, que o senador Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, que foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro,  votou contra. “Mas, foi com muito esforço e torcida, que conseguimos chegar ao voto de número 41, o que garantia a maioria, e o Recife pode avançar a conquista do empréstimo. No final, tivemos 68 votos a favor”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 24.04.2023.