Ana Lúcia apela para ampliação de atendimento na DPCA
“Esse requerimento surge de visitas que nós fizemos à Primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), e a primeira questão que nós destacamos foi o volume de mulheres que estavam esperando para serem atendidas. Já não é fácil para uma mulher romper esse ciclo perverso da violência, e quando ela chega à delegacia, encontra todas as dificuldades possíveis de acolhimento e de atendimento. E aqui eu quero destacar a responsabilidade dos servidores e servidores da delegacia que, com muito afinco e empenho, estão para atender. Mas apenas uma única equipe está disponível e o atendimento demora em média vereador de seis a oito horas”.
Ana Lúcia teceu críticas ao estado do prédio da delegacia e lamentou que os trabalhos da Delegacia da Mulher estão acumulados com o da Delegacia da Criança e Adolescente. “O prédio precisa urgentemente de uma intervenção. Tem mofo e insalubridade total naquele ambiente. Outro aspecto é que o departamento da Polícia de Criança do Adolescente não está funcionando nos finais de semana. E, à noite, mandam se dirigir à Delegacia da Mulher. Ou seja, estão acumulando o serviço da Delegacia da Polícia da Criança e do Adolescente. Diante disso, fizemos esse requerimento, e pedimos que o plantão para o menor volte a funcionar no período integral e em regime de plantão todos os dias”.
No aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) lamentou a situação da Delegacia no governo de Pernambuco. “É uma pena e lamentável a gente se deparar com esse quadro onde duas mulheres ocupam o governo do estado. Eu achava que essa pauta era prioritária e não está sendo. Já estamos entrando no sexto mês de gestão estadual. Na Secretaria da Mulher de Pernambuco, por exemplo, não adianta colocar uma secretária muito competente, por sinal, mas ela está engessada e nada funciona. Gostaria de fazer uma audiência coletiva, com todas as mulheres, para que a gente possa chamar a Secretária da Mulher, os departamentos de Polícia e saber o que é que está acontecendo”.
Almir Fernando (PCdoB) parabenizou Ana Lúcia pelo debate e também lamentou a situação em Pernambuco. “A Delegacia da Mulher não está dando condições para que os funcionários possam trabalhar. Não tem efetivo para dar uma resposta para mulheres que vão lá para poder serem atendidas. Na Delegacia da Criança e do Adolescente é a mesma coisa", afirmou o parlamentar. "Temos que cobrar, independente do governo, sendo aliado ou não. Fazer a nossa parte porque nós viemos aqui para isso e a vereadora Ana Lúcia está fazendo o seu papel com esse requerimento. Com certeza nós iremos aprovar para que a Secretaria de Defesa Social possa dar uma resposta às mulheres que tanto necessitam no Estado”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 22.05.2023