Ana Lúcia homenageia Força Teen Universal e campanha Stop Bullying

Criado pela Igreja Universal em 1990, a Força Teen Universal (FTU), dedica os seus trabalhos exclusivamente aos pré-adolescentes, para conscientização de seus valores e responsabilidades entre a família e a sociedade. Para homenagear o programa social e celebrar o lançamento da campanha “Stop Bullying”, que passa a compor as atividades do grupo, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou reunião solene, na noite desta terça-feira (16), que foi presidida pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil).

Diversas pessoas foram homenageadas, com certificados e flores, durante a solenidade, em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem no programa social Força Teen Universal. A mesa da solenidade foi composta pela vereadora autora do requerimento, o deputado estadual Willian Brígido; Gessivaldo Santos, representando o bispo Allan Sena, responsável pelo trabalho da Universal no Estado; Lorena Santos e Celson Santos,  também responsáveis pelo trabalho do FTU no Estado; Andréia Soraia, representante do Colégio Master Júnior; e o bispo Ossésio Silva, ex-deputado federal.

A vereador Ana Lúcia, em seu discurso de saudação, disse que o Grupo Força Teen Universal, composto por pastores e suas esposas, e por voluntários e voluntárias, tem alcançado adolescentes entre 11 e 14 anos em todo o Brasil e em outros países, e atua disponibilizando apoio espiritual para ajudar, nessa fase da vida, em que surgem muitos conflitos e problemas internos.

“O grupo tem como objetivo ajudar os adolescentes a  enxergarem o seu potencial, definirem objetivos a serem conquistados, através de um trabalho contínuo que inclui ensinamentos da Bíblia, orações, atividades, gincanas e esportes. É possível ver a diferença do antes e depois deles fazendo parte da família FTU, que tem recebido adolescentes que chegam vivenciando traumas, complexos, pensamentos suicidas, vício em pornografia, comportamentos agressivos, entre outros problemas”, disse.

Com os acompanhamentos que o FTU vem realizando, de acordo com a vereadora, crianças e adolescentes têm superado complexos, sentimento de rejeição, angústias que surgiram como consequência da separação dos pais, e todas as dificuldades que eles vivenciam em seu lar ou fora dele. Ana Lúcia destacou, ainda que esse trabalho se torna ainda mais importante atualmente, já que a sociedade vive a euforia de um período pós pandemia. E citou dados do Instituto de Pesquisa em Psiquiatria da Universidade de São Paulo, USP, dizendo que cerca de 35% das crianças e adolescentes do Brasil sofrem de ansiedade ou depressão devido à pandemia.

A vereadora ressaltou, ainda, que a dificuldade de socialização, ansiedade, medo, baixa-autoestima e depressão, estão entre as consequências psicológicas enfrentadas pelas vítimas do bullying. “Todos e todas nós aqui presentes sabemos, pelo menos um pouco, da realidade que enfrentamos.  Ela inclui crises de ansiedade coletiva, ataques em creches e escolas, estudantes se agredindo, e sem dúvida alguma, pais e mães se perguntando o que reserva o futuro, e que tipo de dramas e sofrimentos poderão ser vividos por suas filhas e filhos, mas são trabalhos como os que são realizados pelo FTU que nos ajudam a ter esperança”.

 A parlamentar acrescentou que O Grupo Força Teen Universal “merece muito mais que essa homenagem que hoje prestamos, pelas contribuições que tem dado à nossa sociedade por meio das atividades que realiza”. Entre essas atividades, Ana Lúcia citou a campanha “Stop Bullying”, que em sua opinião é “uma iniciativa extremamente necessária que trará resultados imensuráveis”. Ela finalizou afirmando que a melhor forma de resumir o trabalho realizado pela FTU é: “Vocês estão ajudando a construir histórias incríveis, vocês estão salvando vidas”.  

Na sequência, a banda da FTU fez uma apresentação musical, cuja música conclama os jovens a “serem um adolescente diferente”. A vereadora entregou um certificado aos responsáveis do trabalho do FTU no Estado. Ana Lúcia também entregou um ramalhete de flores a Lorena Santos, que é uma das responsáveis pelo projeto social. Após receber as flores, Lorena Santos ocupou a tribuna e disse que a noite desta terça-feira foi “histórica para a FTU”. Ela detalhou os diversos programas que são desenvolvidos pelo grupo e afirmou que “os projetos são de extrema importância não só para os adolescentes, mas para toda a família”, observou.

Um vídeo sobre os projetos da FTU foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife. O vídeo mostrou que o FTU promove ações como atividades esportivas, artísticas, culturais e momentos em família, que ajudam no desenvolvimento pessoal do adolescente. O Grupo FTU fez uma apresentação cultural, de dança. O deputado estadual William Brígido ocupou a tribuna e relatou sua experiência pessoal. “Quando eu era adolescente, não matei porque errei o tiro. Não morri porque erraram o tiro. Quando eu tinha 13 para 14 anos, fiquei três anos na Funabem, hoje Funase. Hoje, vocês têm o privilégio de ter um trabalho como esse, que ensina e orienta. Um trabalho que pode evitar tudo o que nós passamos”, contou. Ele parabenizou a campanha “Stop Bullying”, lançada logo em seguida. Depois do discurso do deputado, as homenageadas receberam certificados.

Um dos responsáveis pela FTU, Celson Santos, discursou e fez o lançamento da campanha “Stop Bullying”, quando afirmou que a campanha já foi apresentada em 11 escolas, com palestras que já atingiram cerca de 2.100 alunos. Uma das escolas que acolheu a campanha foi o Colégio Master Júnior. “Nós ensinamos aos jovens como serem vencedores e não vingadores”, disse.

 A vereadora Ana Lúcia, em conjunto com Celson Santos e Lorena Santos fizeram a entrega de um certificado ao Colégio Master Júnior, do Cabo de Santo Agostinho, no ato representado pela diretora Andréia Soraia. Ela contou a história da escola e falou das experiências de bullying no local. Gessivaldo Santos, representando o bispo Allan Sena, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Todos os trabalhos que a igreja faz, todos os seus projetos, visam apenas uma coisa: salvar almas, ajudar as pessoas”. Ele também ressaltou a importância da campanha “Stop Bullying” e disse que a campanha “cumpre o que Jesus ensinou”. A solenidade foi encerrada com o Hino do Recife.

 

A lista das homenageadas:

1        Ana Cristina Viríssimo

2        Betania Rodrigues

3        Bruna dos Santos

4        Elizangela da Silva

5        Gilvanete Alves

6        Idésia Carvalho

7        Luciana Oliveira

8        Marineide Nascimento

9        Milena Casemiro

10      Shirley Oliveira

 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 16.05.2023.