Câmara do Recife celebra 50 anos da Renovação Carismática Católica
Conforme o site da Renovação Carismática Católica, sua missão “é levar todos os povos à cultura de Pentecostes”. Na Bíblia, no Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo que estavam reunidos em Jerusalém (Atos 2:4). Um episódio comumente chamado de Batismo do Espírito Santo.
O vereador Felipe Alecrim fez um breve relato sobre o surgimento do Movimento Carismático no mundo. Ele contou que, em 1967, durante um retiro de oração realizado por jovens em Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi a primeira vez, de forma registrada, que leigos católicos relataram a experiência do Batismo no Espirito Santo. No Brasil, experiência semelhante ocorreu em agosto de 1969, também durante um retiro de jovens, na Vila Brandina, em Campinas (SP).
No Recife, disse o parlamentar, em janeiro de 1976 foi realizado o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo, em Olinda e Recife, para cerca de 300 pessoas. “A partir daí, muitos grupos de oração foram surgindo na Arquidiocese, como frutos deste Seminário”. Ele aproveitou a ocasião para fazer alguns relatos da sua vida pessoal, explicou que é católico e se dedica a vários ministérios e missões da Igreja. Afirmou, então, o papel da Câmara Municipal do Recife em homenagear pessoas e instituições que contribuem com o povo da cidade.
“A Renovação Carismática Católica produz grandes frutos na vida das pessoas, sendo alento, não só para o corpo, mas, de um modo muito especial, para a alma”, falou Felipe Alecrim. “Através de seus grupos de oração, de seus movimentos faz muita diferença na vida de muitas pessoas, restabelecendo a esperança de cada uma delas”.
Após o seu pronunciamento na tribuna da Casa de José Mariano, o vereador entregou uma placa comemorativa para o presidente do Movimento de Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Olinda e Recife, Edson Epifânio Costa, que ocupou a tribuna e cantou a música “Eu navegarei”, acompanhado ao violão por Leandro Félix Lima e Jefferson Velez de Oliveira.
Em seguida, Edson Epifânio Costa fez as suas explanações. Ele destacou a importância do Movimento para o mundo levando alento às pessoas através do Evangelho. Lembrou de agradecer aos percussores, “que abriram os seus corações para que hoje, muitos pudessem viver a graça do Batismo no Espírito Santo”. Disse também que, no Recife, são mais de 180 grupos de oração espalhados pelas paróquias da cidade. “Quando (uma pessoa) encontra um grupo de oração é abraçada, é acolhida. E quantas pessoas são batizadas no Espírito Santo?”, falou. “Então, os grupos de oração são a atualização de Pentecostes.”
A opinião foi compartilhada pelo coordenador Arquidiocesano do Ministério para Seminaristas da Arquidiocese, Jonathas Roberto da Silva. Em seu pronunciamento, ele destacou que a Renovação Carismática desenvolve um grande trabalho e há muito trabalho a ser feito, “evangelizando as pessoas, indo atrás das pessoas mais necessitadas da nossa Arquidiocese”. Afirmou, ainda, que o Movimento se constitui em uma família que acolhe pessoas e reaviva vocações. “E para mim é o mover do Espírito Santo essa homenagem às portas do Jubileu dos 50 anos”.
Durante a reunião solene, além dos vereadores e homenageados, também fez parte da mesa de honra, a presidente da Comissão do Laicato da Arquidiocese de Olinda e Recife, Graça Amorim.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 31.05.2022