Câmara do Recife destaca a Semana do Bebê

Uma reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (29), destacou a importância da Semana do Bebê do Recife 2023, que nesta nona edição tem como tema: A primeira infância em primeiro lugar. O autor da reunião na Casa de José Mariano, vereador Eriberto Rafael (PP), ressaltou a parceria da Prefeitura com o Unicef, bem como com outras entidades públicas e privadas para promoção de mais de 530 atividades gratuitas, até o próximo sábado (3), em vários locais da cidade.

Eriberto Rafael lembrou que a Semana do Bebê foi criada através da lei municipal número 18.252/2016, na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio. “A Semana do Bebê se consolidou como uma grande estratégia de mobilização social e fortalecimento de políticas públicas voltadas para o cuidado, prevenção, assistência e o desenvolvimento das nossas crianças”, disse.

Segundo o parlamentar, são “ações nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e outras, sempre levando conhecimento, informação e serviços fundamentais para o público infantil da nossa cidade”. Ele lembrou também que é fundamental “unir esforços junto ao Executivo, parlamentares, entidades de classe e a sociedade recifense, para que ações estruturantes como essa possam alcançar cada vez mais o povo, agindo como verdadeiros estimuladores do desenvolvimento infantil”.

Dados apontam que a primeira infância é justamente a fase mais importante para uma criança, uma vez que no período de 0 a 6 anos é quando acontece todo o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva.

Eriberto Rafael destacou que o prefeito João Campos vem implementando ações destinadas aos cuidados com as crianças. “Só nos últimos meses presenciamos anúncios para construção de cinco novas creches e reforma de mais cinco; a criação de praças da infância e espaços voltados para o desenvolvimento dos nossos pequenos”.

O vereador afirmou que acompanhou as obras do Centro de Referência da Primeira Infância do Recife - (Criar), que será inaugurado nesta quinta-feira, 1º de junho, dentro do Compaz Miguel Arraes, no Berardo. “Mais uma das ações que integram a Semana do Bebê. Um espaço voltado para o desenvolvimento da criança, garantindo um ambiente rico em oportunidades lúdicas e interativas, e que também vai ser contemplado com o 20º espaço do Programa Mãe Coruja Recife”.

A importância da Semana do Bebê e dessa fase da infância na formação do indivíduo também foram destacadas pela secretária-executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima.  “A primeira infância é prioridade. Onde tudo começa”, ressaltou. Ela lembrou que em 2015 foi realizada a primeira Semana do Bebê na capital pernambucana e, no ano seguinte, a cidade já recebia uma mostra internacional, reunindo pessoas de vários locais em que já ocorriam o evento. Desde então, a Semana vem se firmando cada vez mais.

São sete dias que resultam em ações para o ano inteiro – Luciana Lima disse que “as iniciativas começam na Semana do Bebê, mas seguem até junho, setembro e vão além: teremos ações que duram o ano inteiro”. Além disso, destacou ela, as atividades são intersetoriais, reunindo várias secretarias municipais, bem como outros parceiros, a exemplo de ONGs e empresas privadas. “A primeira infância é uma verdadeira ciranda, a gente tem que estar juntos, unidos, transformando a vida das pessoas”.

Ela lembrou também do Plano Municipal da Primeira Infância, sancionado em dezembro de 2020, que “foi construído com entidades ligadas à questão, com a Prefeitura e com a escuta de 40 mil crianças”. Disse, ainda, que até o ano de 2024 serão criadas 13 mil vagas em creches municipais, dobrando o número de 2021, quando eram 6 mil e 500 vagas.

A coordenadora do Programa Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares, observou que "não tem como trabalhar com a criança na primeira infância sem trabalhar com a mãe". Ela explicou que as atividades do programa são voltadas às crianças da primeira infância e que um dos objetivos centrais do projeto é a redução da mortalidade materno-infantil na cidade. "Acolhemos e recebemos as mulheres gestantes. A gente acompanha essa mulher durante todo o pré-natal, puerpério, e depois começamos a acompanhar os filhos do zero aos seis anos", detalhou.

Segundo ela, o Mãe Coruja Recife vem se ampliando desde a sua fundação, quando contava, então, com 10 espaços. "Hoje o programa conta com 19 espaços e abrange 45 bairros, mas será expandido na quinta-feira, quando será inaugurado o 20º espaço no Recife e vamos cobrir mais dois bairros, totalizando 47 dos 94 bairros da cidade, ou seja, 50% de cobertura", disse.

Representando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Dennis Larsen afirmou que um dos maiores desafios do Unicef é fazer com que todas as crianças tenham acesso à educação infantil e que o Recife é visto como uma cidade inovadora. "A Semana do Bebê mostra a enorme potência que o Recife tem no Brasil. Temos que olhar para as crianças que mais precisam e sabemos que, neste momento, 60% das crianças no Brasil são consideradas pobres, e a maioria são negros ou indígenas. Por isso, o Unicef criou o curso ‘Primeira Infância Antirracista’, e o Recife vai ser uma das primeiras cidades a lançá-lo", enfatizou.

A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), pontuou a evolução que a capital pernambucana teve sobre a valorização da primeira infância. De acordo com ela, quando ingressou na rede municipal de ensino, as creches tinham um papel de assistencialismo e não eram consideradas um direito da criança. "Hoje em dia a criança tem o direito à vaga na creche. O Recife sai na frente com um prefeito jovem que, já na campanha, anunciou que iria dobrar o número de vagas e nós, professores, sabemos o desafio gigante que é, porque estamos na ponta. Só quem está perto consegue visualizar isso, e é importante que os vereadores se apropriem do tema participando de atividades", afirmou.

O vereador Paulo Muniz (Solidariedade), que marcou presença na audiência, contou ter conhecido o Programa Mãe Coruja quando foi secretário-executivo do Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco. "A gente acompanhava o Mãe Coruja em nível estadual, que é um projeto lindo, e víamos uma busca ativa muito grande das mães, sobretudo no interior", relatou.

Por sua vez, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) destacou que um dos maiores investimentos da Prefeitura do Recife é na educação. "Temos um prefeito jovem que se dedica arduamente todos os dias em prol da saúde e educação da nossa cidade, e é importante esta nossa contribuição à primeira infância quando nos juntamos aqui para discutir sobre o tema como hoje", disse.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) falou da importância de que a primeira infância seja cuidada na cidade. "Para que as crianças possam construir um caminho mais saudável, equilibrado com o verdadeiro sentido da palavra cidadania e do próprio sentido do amor ao próximo”, afirmou. Ele reconheceu o esforço da gestão no sentido de proporcionar mais vagas nas creches municipais, mas cobrou mais agilidade para solucionar a questão.

Também presente à reunião pública, o deputado estadual Eriberto Filho (PSB) destacou a importância da realização da audiência pública para discutir a Semana do Bebê do Recife e a primeira infância. "Esse debate tem impactos significativos ao longo da vida das crianças e, por isso, é fundamental que o Poder Público e a sociedade civil apoiem e fortaleçam a Semana do Bebê, visando a proteção e o desenvolvimento saudável de nossas crianças".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29;05.2023