Câmara do Recife entrega Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo

Uma das honrarias concedidas pela Câmara Municipal do Recife, o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, foi entregue a 31 jornalistas e radialistas pernambucanos em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (4). “É uma grande alegria participar da segunda edição deste prêmio. Graça Araújo faz parte da história de muitas pessoas, desde as que a acompanharam como telespectadoras do TV Jornal Meio Dia, as que foram ouvintes do Consultório de Graça, até muitos de vocês que estão aqui presentes, que tiveram a oportunidade inestimável de aprender com ela”, disse a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora do Projeto de Resolução (PRES), que deu origem à comenda.

O Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo tem como objetivo homenagear a apresentadora mais popular da televisão pernambucana, falecida em 2018, e reconhecer o trabalho dos profissionais de Comunicação. Em cada edição, vereadoras e vereadores podem apontar, cada, o jornalista, radialista ou publicitário que queiram destacar. A solenidade foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele compôs a mesa com a vereadora Ana Lúcia e com o jornalista Pedro Lins, que representou os homenageados. A premiação foi apresentada pelos jornalistas Éden Pereira, diretora, e Fábio Mendes, repórter, ambos do Departamento de Comunicação da Câmara.

Instituído através da Resolução número 2698/19, o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo foi promulgado em 19/03/19 e publicado no Diário Oficial do Município número 36/19, de 21/03/19. Romerinho Jatobá parabenizou Ana Lúcia pela iniciativa de criação do prêmio, que hoje é um evento da Câmara do Recife. “É uma homenagem feita por cada vereadora, cada vereador, que reconhecem os profissionais que trabalham com a responsabilidade da informação”.

O presidente da Câmara ressaltou que o prêmio era de grande importância no momento em que as fakenews se espalham, confundindo a opinião pública e contribuem para a desinformação. “Hoje, os comunicadores estão aqui recebendo a homenagem do povo do Recife, com o peso do nome de Graça Araújo. O trabalho de vocês é muito importante neste momento. Por isso, essa homenagem é um grande reconhecimento”.

Discurso – A vereadora Ana Lúcia ressaltou, em seu discurso, a capacidade que Graça Araújo tinha de “falar com todas as classes, com clareza e simplicidade, fazendo acontecer a necessária e valiosa democratização da informação. Uma mulher de muitas qualidades, com uma trajetória de superação, e um desejo de ver sendo realidade o fim das desigualdades sociais e das injustiças que denunciava”.

Para a parlamentar, a partida precoce de Graça, em 2018, “nos lembra que o cronograma da vida foge das nossas mãos, e não temos como saber a hora, quando ou como se dará a nossa partida, mas a vida de Graça nos comprova que é possível passar por esse mundo sem existir apenas, mas vivendo plenamente, mantendo ideias e sonhos, vencendo limitações, e deixando algo de bom para os que virão depois de nós”.

Ana Lúcia resgatou detalhes da vida pessoal de Graça Araújo. Disse que, na infância, ela foi uma menina pobre “que queria ser médica para curar pessoas”, mas que terminou seguindo outro caminho, o da Comunicação. “Sua voz chegou em muito mais lares do que chegaria se ela tivesse exercido a medicina. Seu objetivo para escolher uma profissão pode nos fazer questionar os nossos. Graça foi uma profissional com uma grande competência técnica, mas que não agiu como um pirata, e essa é uma das faces da sua grandeza”.

O exemplo deixado por Graça, segundo a vereadora, é muito importante “para todos e todas que estão recebendo essa homenagem nessa noite”. A parlamentar também falou da importância da comunicação, fator que unia todos os homenageados da noite. “A informação realmente é poder, pois o conhecimento ajuda a resolver problemas, tomar decisões, e essas são maneiras de melhorar a condição de vida de muitas pessoas, mas existem várias formas de transmitir informações, e todos e todas com certeza irão concordar que para fazer isso da melhor maneira não bastam apenas o preparo, o estudo, a experiência. Também é preciso se importar com os outros. Essa, inclusive, foi uma das características da nossa querida Graça Araújo”.

Um vídeo com reflexões, entrevistas e resumo da história de Graça Araújo foi apresentado logo em seguida. Os jornalistas Éden Pereira e Fábio Mendes foram os mestres da cerimônia da entrega de diplomas e medalhas quer compõem a comenda. Na sequência, o jornalista Pedro Lins ocupou a tribuna e fez suas colocações em nome dos homenageados. “Falar de Graça Araújo é falar de uma mentora, uma jornalista que virou referência para o telejornalismo. Lembro que quando eu era estudante e estava fazendo seleção de estágio para a TV Jornal, fui questionado: qual o seu objetivo? Eu respondi que queria ser apresentador de televisão como Graça Araújo”.

Pedro Lins afirmou que a jornalista era um a profissional destemida. “Ela falava o que tinha que ser falado, sem medo, num país como o Brasil, que é um dos mais perigosos para jornalistas”. Pedro Lins disse, ainda, que Graça Araújo foi uma jornalista que quebrou paradigmas e barreiras. “Ela abriu caminho para que um jornalista preto, como eu, esteja aqui, hoje, falando nesta tribuna”. No final de seu discurso, ele leu o poema Saudade, de Pablo Neruda.

O presidente Romerinho Jatobá fez as colocações finais e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, pudessem ouvir a execução do o Hino da Cidade do Recife.

Vereadores por ordem alfabética com os seus respectivos homenageados

 

1.   Aderaldo Pinto - radialista e jornalista Maciel Júnior

2.   Alcides Cardoso - radialista Geraldo Freire

3.   Alcides Teixeira Neto - jornalista Éricka Melo

4.   Almir Fernando - jornalista Pedro Paulo

5.   Ana Lúcia - jornalista  Pedro Lins

6.   Chico Kiko -  jornalista Flávio Barra

7.   Cida Pedrosa - jornalista Adriana Dória

8.   Doduel Varela -  jornalista Evenilson Santos Santana

9.        Ebinho Florêncio - Cerimonial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, neste ato representado pelo coronel Franklin e equipe

10. Felipe Alecrim -  jornalista Ivanildo Silva

11. Felipe Francismar - jornalista Fabia Raposo

12. Fred Ferreira –  jornalista Ronan Tardin

13. Hélio Guabiraba - jornalista Angélica Zenith

14. Ivan Moraes - jornalista Ana Veloso

15. Joselito Ferreira - jornalista Ciro Guimarães

16. Júnior Bocão -  jornalista Rodrigo de Luna

17. Liana Cirne - jornalista Jô Mazzarolo

18. Luiz Eustáquio - jornalista Eliana Victório

19. Marco Aurélio Filho - jornalista Edmar Lyra

20. Michele Collins - jornalista Tiago Medeiros

21. Osmar Ricardo -  Assessoria de Relações Públicas da Câmara Municipal do Recife, neste ato representado por Ana Torti e equipe

22. Paulo Muniz - jornalista Alexandre Farias

23. Pretas juntas - comunicóloga e publicitária Larissa Santiago

24.     Rinaldo Junior -  jornalista Carlos Moraes

25. Ronaldo Lopes -  jornalista Roberta Soares

26. Romerinho Jatobá - jornalista Willian Wellington Cavalcanti, mais conhecido como Lilo Bass

27. Samuel Salazar -  jornalista Mayra Rodrigues

28. Tadeu Calheiros -  jornalista Júlio Andrade

29. Victor André Gomes – jornalista Thayná Aguiar

30. Wilton Brito – Cerimonialista e radialista Silas Costa e Silva

31. Zé Neto - jornalista João Alberto

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 04.05.2023.