Câmara presta homenagem a trabalhadores das USF do Recife

Trabalhadoras e trabalhadores que se colocam na linha de frente do contato da população com o serviço de saúde do município e que realizam a atenção contínua nas especialidades básicas de saúde. Esses são os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), categoria que recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (23), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A reunião solene, que ocorreu no plenário da Casa de José Mariano, foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

Em seu discurso de homenagem, Ana Lúcia salientou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e lembrou os esforços mobilizados pelos profissionais de saúde para enfrentar a pandemia de covid-19. “O SUS é o único sistema de saúde no mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas por ano, e 80% delas dependem exclusivamente desse sistema para qualquer atendimento em saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, o SUS cuidou de 27,4 milhões de pessoas. Só em 2021, foram em média 223 atendimentos por dia, e cerca de 17 milhões de atendimentos por mês”, contabilizou. “Há cerca de dois anos, os profissionais da saúde estiveram na linha de frente durante a batalha mais dura que o mundo já enfrentou, a pandemia de covid-19”.

Segundo a parlamentar, a crise da pandemia não deveria ser necessária para frisar a relevância de profissionais como aqueles que trabalham nas USF do Recife. “Para percebermos e valorizarmos o que é realmente importante, não deveríamos precisar de uma crise, e se, quando temos saúde, temos condições de viver com dignidade, os profissionais que nos ajudam a cuidar da nossa saúde estão nos ajudando a ter condições de ter uma vida plena, na qual os objetivos podem ser definidos, perseguidos e alcançados. E, por isso, o trabalho anônimo realizado no dia a dia pelas Unidades de Saúde da Família, no qual existe a proximidade com as pessoas, suas diversas realidades e necessidades, deve muito ser reconhecido e valorizado”.

Durante a reunião, foi apresentado um vídeo institucional sobre a estratégia de saúde da família e, em seguida, a vereadora Ana Lúcia concedeu certificados de homenagem a profissionais e gestores dos vários distritos sanitários da capital.

Na tribuna do plenário, a gerente do Distrito Sanitário 5, Ana Beatriz Vasconcelos, representou os gestores dessas áreas de atuação de políticas da saúde. Em seu pronunciamento, ela agradeceu à vereadora Ana Lúcia e à Câmara do Recife pela celebração, e mencionou a importância dos profissionais que atuam nas USF para a gestão da saúde municipal. “Enquanto distrito, não tem como o nosso processo se dar se a gente não tiver o apoio de vocês no cotidiano. A gente entende que vocês estão ali naquele vínculo com aquele usuário e com aquela comunidade, e que a doença só vai ser vencida se a gente tiver um olhar diferenciado. E é isso que vocês fazem no cotidiano de vocês, muitas vezes esquecendo do próprio ser”.

A secretária-executiva secretária-executiva de Atenção Básica de Saúde do Recife, Juliana Martins, também fez as suas colocações na tribuna da Câmara. De acordo com ela quase 1 milhão de pessoas são atendidas pela estratégia de saúde da família do Recife. São 282 equipes de saúde da família distribuída nos oito distrito sanitários da capital, produzindo quase 5 milhões de procedimentos anuais.

“Quando a gente fala da saúde da família, ao meu ver a gente está falando do coração do SUS. Está falando da base. O que seria da gente nesta pandemia, como foi bem falado aqui pela vereadora Ana Lúcia, se não fosse a gente que está lá na ponta, dentro das comunidades?”, disse a secretaria-executiva. “O meu ideal, a minha utopia, é que a gente tenha 100%, 1,6 milhão de pessoas com a sua equipe de referência: o meu médico, o meu ACS [Agente Comunitário de Saúde], o meu dentista, o meu USB, a minha enfermeira, o meu técnico de enfermagem. Enquanto isso não acontecer, a gente vai estar lutando por isso”.

Ao final do evento, a cantora Laisa Mirela realizou uma apresentação musical no plenário. Antes de encerrar a reunião solene, o vereador Tadeu Calheiros deu seu depoimento como médico do SUS e não deixou de salientar a importância da atenção básica em saúde. “Não quero dizer que tem área mais importante da saúde: a área mais importnate da saúde é aquela que a pessoa precisa naquele determinado momento. Mas, se a gente não investir na estratégia da saúde da família como prioridade da saúde púbica, pode colocar dez emergências que vão lotar as dez. A gente tem que investir na atenção primária”.

 

Homenageados na reunião solene

Ana Beatriz Vasconcelos (Distrito Sanitário 5)

Antonio Reldismar de Andrade (Distrito Sanitário 7)

Cláudia Maria dos Santos Pereira (Distrito Sanitário 8)

Cristiane Penaforte do Nascimento Dimech (Distrito Sanitário 6)

Juliana Martins (secretária-executiva de Atenção Básica de Saúde do Recife)

Juliana Santiago de Morais Rocha (Distrito Sanitário 4)

Maria de Lara Hazin Pires (Distrito Sanitário 3)

Roberta Gomes da Silva (Distrito Sanitário 1)

Romero Nogueira de Souza Mendes (Distrito Sanitário 2)

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 23.05.2023