Câmara promove solenidade em alusão ao Dia Municipal do Cuidador
Ao subir à tribuna do plenário, Almir Fernando destacou, principalmente, a atuação dos cuidadores e cuidadoras de idosos. “O processo de trabalho dos cuidadores de idosos constitui-se como um importante pilar na atenção à saúde, na complexidade de suas ações e na responsabilidade assumida junto a outros profissionais de saúde na recuperação e manutenção da integridade física e mental dos indivíduos que buscam um envelhecimento com segurança e qualidade”.
O parlamentar não deixou de salientar o sentimento de vocação que esses profissionais carregam. “É necessário um gosto enorme para exercer essa profissão, pois o cuidador vai precisar garantir ao idoso qualidade de vida e dignidade. É um perfil de profissional diferenciado, dispondo de conhecimentos não só teóricos, mas principalmente práticos do processo de envelhecimento e sobre a rotina de cuidados”, disse. “Cuidar é muito mais que um ato; cuidar é uma atitude. Requer conhecimento, responsabilidade, mas também afetividade, de ser humano entre ser humano”.
Na ocasião, foram homenageados 22 cuidadores e cuidadoras que se destacam na profissão. Após a entrega dos certificados, as poetisas Madalena Castro e Giselda Pereira realizaram uma apresentação cultural no plenário da Câmara.
O professor de curso para cuidadores de idosos Rogério Santana de Oliveira representou a categoria com um discurso na tribuna. Ele mencionou dados que demonstram o envelhecimento da população mundial, os riscos da depressão entre idosos e as mudanças de hábitos que foram adotadas por essa população. “De acordo com a Mundial da Saúde, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050. Esses 2 bilhões vão representar um quinto da população. E o interessante é que, em dados estatísticos, está caindo o índice de nascimentos”, disse. “Envelhecer não é ruim. O ruim é envelhecer sem apoio. As políticas públicas para o idoso deveriam ser mais veementes e colocadas em prática”.
A solenidade contou, ainda, com uma apresentação musical do cantor Gutto Pimenta. Durante o evento, Tadeu Calheiros – que, além de vereador, é médico – agradeceu pela oportunidade de presidi-lo. “Para mim, como profissional de saúde, é uma honra presidir uma tão importante reunião solene para pessoas que dedicam suas vidas para cuidar de outas pessoas. E queria parabenizar o vereador Almir Fernando pela sensibilidade de trazer para esta Casa essa homenagem”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 09.05.2023