Chico Kiko comenta dados de homicídios em Pernambuco
Ainda de acordo com Chico Kiko, citando os dados do Jornal do Commercio, de janeiro a abril de 2023, Pernambuco registrou 1.231 assassinatos. “As regiões que mais estão sofrendo com a violência são o Agreste e o Sertão. A média diária foi de 10,7 mortes violentas em todo o Estado. Faz poucos dias que um gari foi assassinado a tiros em Boa Viagem enquanto estava trabalhando fardado. Fora as chacinas que vêm acontecendo em várias regiões, como o caso que aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, onde três homens e uma mulher foram assassinados a tiros, e até hoje nenhum suspeito foi preso”, disse.
O vereador fez um apelo à governadora Raquel Lyra (PSDB) para que aumente a segurança. “Como é que a gente pode aceitar esses números? A governadora precisa rever o Programa de Segurança de Pernambuco, ela prometeu lançar no mês de abril deste ano o novo programa de segurança, mas até agora nada foi anunciado”, pediu. Ele destacou a “necessidade urgente” da realização de concursos para as polícias Militar e Civil, “pois o nosso Estado está com falta de profissionais na área e isso prejudica o trabalho de combate à violência”.
Além disso, o parlamentar também falou sobre a importância do debate a respeito dos números de violência em Pernambuco. “Quando a matéria fala de mortes violentas, a Secretaria de Defesa Social cita os crimes de homicídio, latrocínio, feminicídio, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais. É urgente que a gente venha debater esses números. Convido, inclusive, todos os vereadores e vereadoras da Casa para participar desse debate”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 09.05.2023