Chico Kiko pede reajuste do piso salarial dos professores do Estado

O vereador Chico Kiko (PP) fez um apelo à governadora Raquel Lyra (PSDB) para que conceda o reajuste do piso salarial dos professores do Estado de Pernambuco. O pedido foi feito porque, segundo ele, haverá uma greve dos professores da Rede Estadual de Ensino, com a suspensão parcial das aulas a partir do dia 25 deste mês. “Essa paralisação me deixa triste porque os alunos da rede estadual ficarão sem aula por um tempo”, disse, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (22).

De acordo com o vereador Chico Kiko, o Sindicato dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Sintepe), vem anunciando paralisações nas escolas da rede estadual há um tempo e que, desta vez, analistas e assistentes administrativos de cada escola também farão a greve. “Não é por falta de aviso. Os professores foram até conscientes de suspender as aulas parcialmente, já que a paralisação vai ser apenas na metade do turno das aulas. Se fosse uma paralisação total, os estudantes seriam muito prejudicados. Imagina para os alunos do ensino médio, por exemplo, que estão em ano de vestibular?”, questionou.

Para ele, “já passou o tempo e a hora” de o reajuste do piso salarial dos professores ter sido aprovado seguindo as exigências da classe trabalhadora, assim como fez a Prefeitura do Recife em diálogo com o sindicato. “A governadora deveria seguir a linha do governo municipal, de dar atenção aos professores e à educação do município, como o prefeito João Campos vem fazendo. Ele se preocupa com toda a cidade, mas, em especial, com os alunos e professores”, exaltou. O parlamentar pediu que seja aberto um diálogo entre o Governo de Pernambuco, o Sintepe e professores para que consigam “chegar a um denominador comum e dar o reajuste necessário para que o professor trabalhe na sala de aula sem se preocupar com o salário”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.05.2023