Cida Pedrosa comenta seleção de artistas que vão se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns

A seleção dos artistas que vão se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns de 2023 foi criticada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Segundo ela, um número maior de artistas que se candidataram não foram aprovados no edital. Na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (23), ela apontou que atrações como: o Bloco da Saudade, a banda Nação Zumbi e o cantor Geraldo de Azevedo, não foram habilitados. “Nós que entendemos a cultura como elemento estruturador do município, do estado e da União, não vamos aceitar isso”, disse.

Segundo a vereadora Cida Pedrosa, 71% dos artistas que se candidataram foram inabilitados neste ano. “Todos os anos, normalmente são inabilitados entre 25 e 30% daqueles que se candidatam a participar do maior festival que temos no estado. Neste ano, foram 71%. O Bloco da Saudade, Maracatu Almirante do Forte, Ciranda Santana, Flor da Lira. Essas são agremiações que fazem parte da nossa identidade cultural e foram inabilitados. Ou seja, não poderão participar do FIG, assim como Geraldo Azevedo, Mestre Ambrósio e Nação Zumbi”, relatou. 

A parlamentar afirmou que o Conselho de Cultura tem como função debater as decisões com a sociedade civil e o Poder Público. “Mas lá no Conselho Estadual de Cultura não está acontecendo esse diálogo e estamos aqui para denunciar”, apontou. Ela exaltou que o governo federal vem destinando verba para a cultura. “O presidente Lula coloca a cultura como elemento estruturador da economia e do desenvolvimento do Brasil, porque 6% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da cultura”, informou. 

Um outro tema abordado por Cida Pedrosa foi a sanção da lei 19.062/2023, de sua autoria, que torna a Batalha da Escadaria como Patrimônio Cultural Imaterial. “Estamos muito felizes com a sanção do nosso projeto pelo prefeito João Campos. A Batalha da Escadaria é uma batalha de versos, onde os jovens se encontram para dizer versos”, comemorou.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 23.05.2023.