Cida Pedrosa comenta seleção de artistas que vão se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns
Segundo a vereadora Cida Pedrosa, 71% dos artistas que se candidataram foram inabilitados neste ano. “Todos os anos, normalmente são inabilitados entre 25 e 30% daqueles que se candidatam a participar do maior festival que temos no estado. Neste ano, foram 71%. O Bloco da Saudade, Maracatu Almirante do Forte, Ciranda Santana, Flor da Lira. Essas são agremiações que fazem parte da nossa identidade cultural e foram inabilitados. Ou seja, não poderão participar do FIG, assim como Geraldo Azevedo, Mestre Ambrósio e Nação Zumbi”, relatou.
A parlamentar afirmou que o Conselho de Cultura tem como função debater as decisões com a sociedade civil e o Poder Público. “Mas lá no Conselho Estadual de Cultura não está acontecendo esse diálogo e estamos aqui para denunciar”, apontou. Ela exaltou que o governo federal vem destinando verba para a cultura. “O presidente Lula coloca a cultura como elemento estruturador da economia e do desenvolvimento do Brasil, porque 6% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da cultura”, informou.
Um outro tema abordado por Cida Pedrosa foi a sanção da lei 19.062/2023, de sua autoria, que torna a Batalha da Escadaria como Patrimônio Cultural Imaterial. “Estamos muito felizes com a sanção do nosso projeto pelo prefeito João Campos. A Batalha da Escadaria é uma batalha de versos, onde os jovens se encontram para dizer versos”, comemorou.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 23.05.2023.