Comida di Buteco recebe homenagem na Câmara

Escolher, a cada ano, os melhores botecos de mais de 40 cidades de todas as regiões do Brasil. Esse é o objetivo do concurso Comida di Buteco, que foi celebrado pela Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira (31). A cerimônia, realizada por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB) no plenário da Casa de José Mariano, concedeu homenagens aos participantes da edição local deste ano. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene.

Além de Almir Fernando e Samuel Salazar, compuseram a mesa de honra da solenidade o campeão do Comida di Buteco Recife de 2023, Rafael Campello (do bar Budega do Rafa), o vice-campeão Rafael Sérgio (do Esquina do Malte) e o vencedor do terceiro lugar, André Luiz (Andrews Bar e Comedoria). A mesa também foi ocupada pela produtora do concurso, Bruna Pessoa, e a chefe de redação da Globo Nordeste, Marjorye Cavalcanti.

Criado no ano 2000, em Belo Horizonte (MG), o concurso Comida di Buteco realizou de 7 a 30 de abril deste ano a sua oitava edição no Recife. No circuito da capital, participaram também estabelecimentos de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, em um total de 36 botecos em disputa.

Em seu discurso na tribuna, Almir Fernando lembrou que é de sua autoria a lei municipal que tornou o Comida di Buteco parte integrante das comemorações do Recife. “Aqui, a gente aproveitou a oportunidade para fazer com que o mês de abril se tornasse o mês do Comida di Buteco aqui na cidade do Recife. A lei nº 19.019/2022, da nossa autoria, incluiu o concurso no Calendário Oficial de Eventos do Recife”, disse. “Uma conquista mais do que merecida, pois o concurso que nasceu com o objetivo de promover e incentivar o consumo de pratos regionais dos botecos recifenses alcançou outros patamares. Atualmente, gera emprego e renda, e incentiva o turismo e a economia local”.

Após o pronunciamento do vereador, foram realizadas as entregas de certificados aos representantes dos botecos que disputaram o concurso na edição do Recife e à Rede Globo, parceira do evento. Em seguida, foi exibido no plenário um vídeo sobre o Comida di Buteco com depoimento de participantes. Ao longo da reunião solene, o sanfoneiro Beto Ortiz e as cantoras Walkiria Mendes e Carla Alves realizaram apresentações musicais.

Rafael Campello representou os participantes do concurso na tribuna, onde ele fez agradecimentos aos organizadores do Comida di Buteco, aos patrocinadores do evento e à imprensa – em especial, à Rede Globo, uma das parceiras do concurso. “Não tem nenhuma palavra, nenhuma coisa que eu tivesse escrito e pudesse ler que expressasse o que aconteceu comigo do concurso para cá. São várias histórias, é muito carinho. As pessoas param na rua para tirar foto”.

Marjorye Cavalcanti também ocupou a tribuna para tecer considerações em nome da emissora. “A parceria mais deliciosa que a gente tem é essa. O que eu gosto do Comida di Buteco é que a gente tem a oportunidade de conhecer lugares que não iria – porque é muito longe, porque a gente quer ficar perto de casa. A gente conhece sabores que não imagina. O papel da Globo, nisso tudo, com essa parceria com o Comida di Buteco, é contar a história do prato, de como foi montado. Mas o que a gente mais gosta de contar é a história de cada um de vocês”.

Ao encerrar a solenidade, Samuel Salazar elogiou Almir Fernando pela iniciativa, ao Comida di Buteco pela oportunidade dada aos estabelecimentos e à Rede Globo pela projeção dada ao evento. O parlamentar demonstrou satisfação por “ver o depoimento das pessoas sobre o quanto isso movimenta a economia, a quantidade de movimento que aumenta depois do evento. São novos empregos gerados, novos negócios gerados”.

 

Homenageados na reunião solene

A Bodega Cachaçaria

Andrews Bar e Comedoria

Bar da Galinha

Bar do Amparo

Bar do Cabo

Bar do Peixe

Bar do Ró

Bar do Vizinho

Barteco

Beca Bar

Bigspetto

Biricuticus Bar

Budega do Meu Lindo

Budega do Rafa

Caldinho do Phellipe

Cantinho da Amara

Cantinho do Axé

Casa de Tonho

Dobradinha do Regis

Espetinho da Ceça-

Espetinho no Prato

Esquina 85

Esquina do Malte

Feijoada do Mano

Largura Bar

Mamute Beer

Mangaio Bistrô

MB Cantina De Fogo

Nem A Pau Juvenal

Restaurante e Bar Vermelho

Seu Peu Gastropub

Sup Bar Candeias

Varzear

Vieira Bar e Restaurante

Whiskritório

Rede Globo

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 31.05.2023