Comissão de Políticas Públicas da Juventude vota a favor da criação do Programa VAI Jovem Recife

O Programa de Valorização de Iniciativas Juvenis (VAI Jovem Recife), da Prefeitura do Recife, ficou mais próximo de sua implementação. Na tarde desta quinta-feira (11), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude acompanhou o parecer pela aprovação ao projeto de lei do Executivo nº 15/2023, que trata da criação do programa. O grupo, que é presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), também votou a favor de uma emenda da relatoria que visa a dar maior projeção aos grupos beneficiados pela iniciativa.

De acordo com a Prefeitura, o VAI Jovem Recife vai destinar R$ 20 mil para cada uma das 50 propostas selecionadas pelo programa. No total, será R$ 1 milhão destinado a grupos compostos por jovens de 18 a 29 anos, de baixa renda e que morem em áreas vulneráveis da capital.

Relator do projeto na Comissão, Alecrim explicou os objetivos da sua emenda. “É para dar mais visibilidade não só ao povo recifense, como aos diversos jovens que fazem parte de vários projetos, para que os projetos que sejam contemplados sejam veiculados ou no meio de comunicação oficial da Prefeitura ou através das suas secretarias, com a própria SEJUV [Secretaria-executiva de Juventude]”.

Também participaram da reunião híbrida os vereadores Ebinho Florêncio (Podemos) e Rinaldo Junior (PSB). Juntos, eles acompanharam os pareceres pela aprovação dados a outras duas propostas em tramitação: um ao projeto de lei nº 20/2023, do vereador Doduel Varela (PP), que dispõe sobre a fixação de painéis de campanhas antidrogas nas entradas e saídas das escolas públicas e particulares do município; e o outro ao projeto de lei nº 58/2023, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que dispõe sobre a implantação de tratamento contra a depressão na infância e na adolescência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 11.05.2023.