Dia Internacional da Dança é celebrado em reunião solene
Cida Pedrosa enalteceu que uma das produções de dança mais potentes é a do Recife e que tem ciência dos esforços de todos os artistas. “Todos nós sabemos dos esforços para que essa representação se transforme em trabalho, renda e sustentação. Os artistas não devem só sobreviver de sua arte. Eles precisam viver, precisam da maestria e do seu trabalho. Confio no momento que vivemos porque eu sou esperançosa e acredito no outro, nas outras e na força de todas e todos que fazem a dança em nosso Estado e no Brasil. Todos nós temos que dizer ao acordar todo dia de manhã: acordo em estado de estado de luta pela democracia. Vivemos hoje no Brasil um confronto de ideias, então é preciso dizer essa frase”.
A vereadora enalteceu que o Recife é uma cidade forte por suas lutas libertárias e elogiou a dança na capital pernambucana. “A história do Brasil passa pela história do Recife. Então nós temos que estar antenados com o que está acontecendo no Brasil. Se misturar, se juntar se "acoloiar", como diz em minha cidade, Bodocó, para que juntas e juntos a gente possa de verdade ser voz ativa e altiva nessa seara tão importante que é a cultura, Obrigada, salve a dança do Recife, de Pernambuco e do Brasil. Salve as trabalhadoras e os trabalhadores da dança do Recife! Viva!”.
Mônica Lira, diretora do Grupo Experimental de Dança, disse da emoção em estar novamente na Casa de José Mariano e considerou que a dança é libertadora e revolucionária. “Muito obrigada por mais esse encontro, que oxigena a nossa dança porque estamos necessitando de carinho, aconchego e políticas públicas. Desde o primeiro ano que fomos homenageadas nesta Casa, senti uma onda de amor muito forte, assim como eu sinto hoje. E nessa minha trajetória num país machista, ainda com muitos coronelismos cruéis e excludentes em nossas vidas, existe muita luta. Mas, mesmo com todo esse histórico, seguimos dançando e lutando por nossa dignidade”.
Beatriz Gondra, gestora do Estúdio de Danças, enfatizou os 45 anos do grupo e lamentou o falecimento da bailarina pernambucana, Ruth Rozenbaum, no último dia 2 de janeiro. “É um ano muito importante, pois o Estúdio de Danças completa 45 anos de serviços artísticos na cidade do Recife. Ao mesmo tempo que comemoramos o novo ano, registramos também, em 2023, o falecimento repentino de Ruth Rozenbaum, uma de suas fundadoras e grande mestre da nossa cidade. Responsável pela formação e condução profissional de muita gente. Gostaria de retificar aqui a importância da dança na nossa cidade e a necessidade de se criar mais políticas públicas para que possamos fomentar eventos e formações. Para tanto, é preciso que existam mais editais e, principalmente, a democratização de pautas para os teatros municipais. Obrigada, Cida Pedrosa, por valorizar tanto a nossa classe artística.”
A artista Zenaide Bezerra, 74 anos, do Grupo Folclórico Egídio Bezerra, também se dirigiu à tribuna e falou da emoção de fazer parte da solenidade. “Já ensino dança aos meus bisnetos e sou muito feliz fazendo apresentações. Danço xaxado, coco de roda e faço ciranda. Vi tudo isso e aprendi com minha avó e bisavó dançando”.
Marcela Aragão, representante do Setor de Dança da Secretaria de Cultura do Recife, citou as ações da pasta para a dança. “Já estamos pensando em ações dentro do Festival de Dança e a proposta do festival é pensar em um evento que convoque experiências que inaugurem outros modos de pensar e de fazer dança. Estamos criando uma estrutura de fóruns de dança, anteriores ao festival, para que a gente possa desenvolver uma plataforma de experiência única. Então a ideia é pensar um festival em que a classe artística seja coautora do pensamento do próprio festival de dança. Uma outra ação é sobre a ocupação dos Compazes. Semana passada tivemos uma reunião convocada pelo Conselho Municipal no qual debatemos essa ocupação. Gostaria de parabenizar essa ação provocada pela vereadora Cida Pedrosa e também referenciar a presença de todos e todas aqui presentes”.
Homenageadas (os):
1 - Sandra Rino
2 - Elis Costa
3 - Lili Rocha
4 - Iara Campos
5 - Leila Nascimento
6 - Lau Veríssimo
7 - Marcela Aragão
8 - Anne Costa
9 - Iris Campos
10 - Iara Izidoro
11 - Zenaide Bezerra
12 - Ruth Rozembaum
13 - Tânia Trindade
14 - Lúcia Helena Gondra
15 - Flávia Barros
16 - Fátima Freitas
17 - Vilma Carijó
18 - Meia Noite
19 - Airton Tenório
20 - Mestre Ferreirinha
21 - Mestre Wilson
22 - Raimundo Branco
23 - Arnaldo Siqueira
24 - Fred Nascimento
25 - Hélder Vasconcelos
26 - Genivaldo Francisco
27 - Mônica Lira
28 - Cláudio Siqueira
29 - Laila Côvo
30 - Maria Flor
31 - Gabi Holanda
32 - Silvinha Góes
33 - Pinho Fidelis
34 - Mika Silva
35 - João Paulo
36 - Otacilio Júnior
37 - Marcelo Sena
38 - Paulo Henrique Ferreira
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 08.05.2023