Felipe Alecrim alerta para perigos de fiações de postes expostas nas ruas do Recife

O vereador Felipe Alecrim (PSC) alertou para os perigos a que a população recifense está exposta diante do emaranhado de fios de postes da rede elétrica e das concessionárias de telecomunicações (telefone e televisão), que terminam derrubados, atrapalhando a mobilização de ruas e cruzamentos da cidade. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9), ele denunciou que há um descaso por parte das companhias privadas, que não tomam providências; mas também do poder público, que não multa ou aplica a lei de regulamentação urbana nas empresas.

De acordo com o parlamentar, o problema da fiação exposta é observado em todos os bairros do Recife. “Em meu gabinete, tenho um projeto que tem como propósito identificarmos os problemas nas ruas e bairros recifenses. Um dos problemas urbanos mais comuns, que temos constatado, é a questão da fiação, que causa acidentes”, disse Felipe Alecrim. Ele afirmou que o emaranhado de fios causou, recentemente, um acidente fatal no bairro da Várzea. Um caminhão arrastou os fios que estavam pendentes de um poste e terminaram eletrocutando uma pessoa. “Quantos acidentes ainda precisam acontecer para que providências sejam tomada em relação ao emaranhado de fios?”, questionou.

O vereador assegurou que a fiação embutida já é uma realidade na cidade de São Paulo há cerca de 20 anos e pediu que o Recife servisse de exemplo. “Volta e meia protocolamos requerimento pedindo que as empresas públicas fiscalizem as concessionárias para que resolvam esses problemas de emaranhados de fios. Já vimos vários casos de pedestres, como esse da Várzea, que perderam a vida, porque mantiveram contato com fiação. É importante registrar que no Recife houve uma promessa da Prefeitura de que a fiação embutida começaria pelo Bairro do Recife, dentro do Programa Recentro. Isso foi no ano de 2021. Mas, até aqui ficou na promessa”.

Felipe Alecrim lembrou que há um requerimento de sua autoria, o de número 7075/2022, que pede multa, para cumprir o que está previsto em lei específica, para as concessionárias que não retirarem fios e cabeamento em excesso. Segundo Felipe Alecrim, apesar de o seu requerimento já ter sido aprovado em plenário, ainda não foi observador.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.05.2023.