Ivan Moraes faz alerta para situação do CRAS de Ibura de Cima/COHAB

Paredes mofadas, rachaduras nas paredes, goteiras, fiação exposta. As más condições do imóvel onde funciona o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ibura de Cima/COHAB foram tema de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (9). Na tribuna, o parlamentar repercutiu uma nota dos servidores que trabalham no local alertando para os problemas de insalubridade e de falta de equipamentos que afetam o Centro.

De acordo com Moraes, além de ter comunicado as Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas a respeito do caso, o seu mandato vai apresentar um requerimento à Prefeitura solicitando providências. Segundo o vereador, o CRAS de Ibura de Cima/COHAB chega a atender 2 mil pessoas por mês, em uma área de quase 70 mil habitantes que abrange regiões vulneráveis – como a comunidade Jardim Monte Verde, fortemente atingida pelas chuvas de maio de 2022.

“O ambiente é insalubre, não tem acessibilidade, saída de emergência, extintores. Para Vossas Excelências terem uma ideia, os equipamentos eletrônicos foram todos perdidos na última cheia e alguns deles foram colocados em tijolos para aumentar [a altura em relação ao chão], porque a casa é perto de um canal”, descreveu. “Quando chove, o canal enche e muitas vezes alaga e a água entra na casa. Recentemente, os servidores e servidoras do CRAS – não a Prefeitura – compraram, com dinheiro do próprio bolso, uma geladeira, que era a única forma de manter os alimentos das pessoas de forma saudável”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.05.2023