Liana Cirne apela para revogação de portaria do Conselho Estadual de Cultura

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (15), a vereadora Liana Cirne (PT) citou nota pública dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco. “Eles denunciam o fato de que uma portaria determinou a abertura de inscrições para vagas na composição desse conselho. A portaria foi publicada sem ter sido deliberada com o colegiado do mandato atual”.

A vereadora explicou que o Conselho Estadual de Política Cultural é um órgão paritário e criticou a portaria. “Tanto os membros do governo, quanto os da sociedade civil, ocupam a mesma quantidade de vagas na política cultural do Estado de Pernambuco. Essa portaria esvazia não apenas a importância do conselho, mas esvazia também a importância que se deve dar à política cultural de Pernambuco".

Liana Cirne enfatizou que protocolou um apelo à governadora Raquel Lyra e ao secretário estadual de Cultura, Silvério pessoa, para revogação da portaria e considera essencial a participação da sociedade civil. "É necessário que as políticas culturais sejam elaboradas e executadas com a participação da sociedade civil. Se nós retiramos a escuta da mesma, formalmente constituída através do regimento interno destas deliberações, isso significa engessar a cultura. E como fazer cultura sem a participação da sociedade civil? Não existe”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.05.2023