Liana Cirne faz apelo para que Prefeitura e Governo do Estado se unam na limpeza dos rios
A vereadora afirmou que o Recife é cortado por 99 rios e que os principais são os Capibaribe, Beberibe e Tejipió, sendo que esse último tem trechos que estão com muito lixo. “Nós visitamos muitas vezes o Tejipió e ele está extremamente assoreado, como na comunidade de Sapo Nu. Lá, de uma margem para a outra, tem apenas um metro de largura”, afirmou. Ela disse que se não ocorrerem obras de limpeza e dragagem, há possibilidades concretas de que ocorram tragédias durante as chuvas previstas para os próximos meses.
De acordo com Liana Cirne, em Campina do Barreto, Zona Norte, onde foram registradas muitas perdas materiais no ano passado, há chances de que os problemas ocorram novamente. “Quem perdeu sofá, fogão, guarda-roupa, pode perder tudo de novo. Quando chove, a água do rio sobre rapidamente”. A parlamentar informou que os problemas dos rios que cortam o Recife será discutido numa audiência pública que ela realizará na próxima quinta-feira (18). “Vamos debater essa situação porque não há convênios entre a Prefeitura e o Governo do Estado para viabilizar de limpeza, a remoção de resíduos sólidos e as obras de macrodragagem dos rios”.
A vereadora lembrou que a Constituição Federal prevê a competência da União, dos estados e dos municípios o cuidado para com o meio ambiente. A legislação estadual, segundo ela, especifica que a limpeza de resíduos dos rios é de competência do município. Mas, lembrou, ainda, que os rios cortam várias cidades. “Nesse caso, o Estado precisa remunerar os municípios para realizarem as obras que são muito caras. Por isso, é importante a assinatura de um termo de cooperação técnica para viabilizar as obras”, disse.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 16.05.2023