Liana Cirne sugere ferramentas de combate à violência de gênero e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15) para tratar de duas sugestões de seu mandato ao aplicativo Conecta Recife, da Prefeitura. As propostas, apresentadas por meio de requerimentos, solicitam que a plataforma incorpore ferramentas de alerta para mulheres ameaçadas pela violência de gênero e para a denúncia de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a reunião plenária desta amanhã, o Poder Legislativo aprovou o primeiro desses requerimentos, de nº 5073/2023, que trata da criação do “botão do pânico virtual” no Conecta Recife.

De acordo com Liana Cirne, a medida vai servir especialmente para mulheres beneficiadas com medidas protetivas. “O réu contra o qual foi estabelecida uma medida protetiva, se ele se aproxima dessas mulheres e descumpre a ordem judicial, não há nenhum botão que avise essas mulheres de que elas estão em uma situação de perigo iminente”, explicou. “A nossa sugestão é que o aplicativo Conecta Recife tenha um botão do pânico que a mulher possa acionar”.

A parlamentar afirmou que já existe uma iniciativa do tipo no Estado do Paraná. Por meio de um botão do pânico instalado no celular, as vítimas podem acionar a polícia, que receberá dados sobre a sua localização e um áudio com o som que o aparelho captar no momento.

Já o requerimento nº 5350/2023, que foi apresentado nesta segunda-feira e ainda irá a votação no plenário, trata da inserção de um “alarme laranja” no Conecta Recife. A ferramenta também enviará dados sobre a localização de quem acioná-lo, direcionando o alerta para órgãos responsáveis pelo acolhimento de vítimas e pelo policiamento de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor laranja se refere à campanha Maio Laranja, que busca conscientizar para o problema.

“Temos tecnologia para isso e temos cidadania para isso”, disse Liana Cirne. “Agora temos que ter a articulação da tecnologia com os órgãos administrativos e com a polícia tanto para proteger as nossas mulheres quanto as nossas crianças e adolescentes em situação de exploração sexual”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.05.2023