O papel do metrô na mobilidade urbana é debatido em audiência
A vereadora Cida Pedrosa considera o metrô de extrema importância para o desenvolvimento urbano e o bem-estar coletivo. Ela afirmou que são necessárias melhorias em relação à qualidade de vida dos trabalhadores. “A mobilidade urbana e o papel do metrô são desafios enfrentados por todas as grandes cidades ao redor do mundo, e no Recife não é diferente. Precisamos pensar em soluções que melhorem a qualidade de vida de nossas cidadãs e cidadãos e promovam o nosso movimento sustentável. Nesse contexto, o metrô é um meio de transporte rápido e seguro capaz de atender aos grandes volumes de passageiros e reduzir significativamente os problemas de congestionamento nas vias urbanas”.
Cida Pedrosa enfatizou que existe a possiblidade de privatização dos metrôs no Brasil e lamentou que, diante dessa situação, vários problemas irão ser gerados. “Nós vamos ter problema no valor de tarifa, no desenvolvimento econômico e problema na cadeia dos trabalhadores e trabalhadoras do metrô. O metrô deve ser gerido pelo poder público garantindo tarifas acessíveis, investimentos em expansão e integração com outros modos de transporte. Nossa luta é para fortalecer a gestão pública incentivando parcerias e investimentos contínuos para a melhoria da infraestrutura e expansão da rede de integração de forma eficiente com sistema de ônibus de bicicleta”.
Luís Soares, presidente do Sindicato dos Metroviários, destacou o valor do metrô para as cidades e o meio-ambiente já que não polui. Ele defendeu ampliação de linhas e lamentou a precarização do sistema no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “O Recife também precisa ter ônibus com capacidade de atender as pessoas no sistema integrado com o metrô e é necessária a ampliação de linhas. Hoje, nós atendemos a cidade de Jaboatão, Camaragibe e uma linha sul até o Cabo. É muito pouco. Em alguns momentos, atingimos 400 mil usuários/dia. Hoje em dia, atendemos 170 mil a 200 mil. Isso foi ocasionado justamente pela falta de investimento do governo do ex-presidente Bolsonaro, por falta de verba de custeio e uma tarifa que vem aumentando. Temos vários projetos que agilizam a vida do trabalhador e podemos ajudar”.
O vereador Joselito Ferreira (PSB) enfatizou que o atual governo federal, capitaneado pelo presidente Lula, vai apostar em melhorias para o setor. “Há 34 anos sou mecânico do metrô, e a gente sabe que esse governo federal que está aí vai ajudar. No Recife, foi considerado um dos metrôs mais limpos e organizados do mundo, e hoje está nessa situação difícil. O governo de Bolsonaro passou e destruiu o metrô e vários órgãos federais. Lula vai mudar tudo o que está acontecendo”.
Cícero Monteiro, gerente de Planejamento estratégico do STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros na Região Metropolitana do Recife), considera que o metrô é um dos atores principais para que o sistema integrado funcione. “Hoje, temos 14 terminais integrados que estão associados às estações de metrô. Nós precisamos do metrô para que esse sistema funcione bem e uma de nossas preocupações é a privatização e, principalmente, do reinvestimento nesse modal porque ele é de fato, entre todos, o que se mostra melhor”.
Adriano Lucena, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), disse que a instituição acompanha atentamente a questão do metrô. “Todos os trabalhadores precisam de um transporte de qualidade. E isso já houve aqui e precisa ser retomado no Recife. O metrô é caro e precisa ter investimento do governo federal. Podemos criar soluções, temos muitas cabeças nessa mesa. O CREA está à disposição de todos e todas para fomentar essa discussão e fazer acontecer”.
Pérola, que representou a classe dos estudantes, falou do valor do metrô para a sociedade, em especial à juventude. “Hoje, defender ampliação das linhas do metrô, de uma melhor tarifa, é também defender a permanência de jovens na universidade e na escola. A gente garante também que aquele aluno que mora em Jaboatão dos Guararapes possa chegar na sua escola ou na sua universidade”.
Wilza Galdino, representante do Coletivo de Mulheres de Uchôa, lamentou a extinção do vagão exclusivo para as mulheres e pediu mais segurança. “Como mulher, sei o quanto é difícil andar no transporte público. Nós tínhamos um vagão para mulheres e esse vagão foi extinto porque alegaram que se gastava muito com segurança. Gostaríamos de ter condições de andarmos com dignidade sem ser molestadas ou abusadas. Se houvesse um transporte público de qualidade, ninguém estaria andando de carro. A gente fica preocupada com os nossos filhos andando de metrô porque não tem segurança. Estamos aqui pedindo que o nosso metrô não privatize e se expanda”.
Dorival Martins da Silva, representando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), explicou que o órgão possui vários estudos com o objetivo de ampliar o atendimento e que ficou feliz pelo debate na Casa de José Mariano. “O metrô traz, sim, lucro e um benefício enorme à população. Imagine você o trânsito da cidade sem poluição e acidentes. Fico contente com essa iniciativa porque a gente tem que enxergar o metrô da forma como vocês estão discutindo. Ele é um equipamento social e tem uma finalidade. A gente precisa de políticas de todas as esferas que olhem mais para o setor urbano. Estamos fazendo um estudo que visa a expansão elétrica do metrô. Queremos levar o metrô até Suape. E para a Região Metropolitana temos vários outros projetos. Mas para tudo isso acontecer, tem que haver vontade política”.
Mozart Bandeira, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco e membro do Conselho do CREA-PE, ressaltou que o metrô é um transporte inclusivo e que o órgão pode contribuir com soluções técnicas. “Estamos junto com os metroviários e toda a sociedade pernambucana querendo uma solução para esse assunto. A gente não consegue visualizar tecnicamente uma cidade como Recife sem metrô. Ele é um equipamento inclusivo de excluídos da sociedade. O metrô é caro? O metrô não é caro. Caro é o tempo que os recifenses perdem no trânsito. Pernambuco tem excelentes profissionais metroviários, os melhores do Brasil, e eles sabem que o metrô não funciona sem subsídio. O CREA, junto com demais profissionais, pode levar soluções técnicas para que o Recife volte a ser um exemplo. A gente pode e deve ter um metrô público e que atenda todo o interesse da sociedade”.
Suzineide Rodrigues, superintendente regional do Ministério do Trabalho em Pernambuco, destacou que o transporte público é qualidade de vida. “Morava no Ibura, e quando chegou o metrô foi a salvação para a gente porque o ônibus demorava muito e vinha cheio. Com o metrô você ganha um tempo muito grande. É qualidade de vida do estudante chegar com condições de estudar e o trabalhador chegar com disposição. Essa luta de vocês, metroviários, e membros da sociedade, enfim todos contra a privatização, pela qualidade do metrô, por contratação via concurso público. Importante é articular todos os ministérios para poder fazer um grande movimento em defesa do metrô e da cidade”.
Encaminhamentos- Cida Pedrosa explicou que serão encaminhados relatórios da audiência pública para os senadores e deputados federais pernambucanos, além da governadora Raquel Lyra e prefeito João Campos. “É importante que a gente envie dizendo quanto essa audiência pública rechaçou a possibilidade de privatização e requer, principalmente, a manutenção do ativo existente e a construção de novas linhas de metrô. Temos que manter com eficiência as que já existem e nós temos que lutar pela criação de novas linhas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 15.05.2023