Paulo Muniz aprova 18 requerimentos e discute três
Uma das propostas que foram debatidas foi o requerimento número 5098/2023, dirigindo indicação à presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, para determinar a implantação de uma lombofaixa (travessia elevada), para controle da velocidade dos motoristas e segurança dos pedestres, em área escolar, na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, em frente à Escola Municipal Karla Patrícia, no bairro de Boa Viagem. “É uma rua que tem comércio desorganizado”, justificou.
Ele também debateu a aprovou o requerimento número 4991/2023, dirigindo indicação à presidente da CTTU, para aumentar a fiscalização sobre a prática de “surfe” nos ônibus, que segundo ele “tem aumentado exponencialmente na cidade do Recife”. E discutiu, ainda, o requerimento número 5056/2023, dirigindo apelo à Polícia Militar para aumentar a fiscalização sobre a mesma prática de “surfe” nos ônibus, que em sua opinião também tem “ameaçado a vida dos passageiros”.
“Já que no Recife não se pode surfar no mar, os adolescentes surfam nos ônibus e isso gera muitos acidentes. Recebi imagens em minhas mídias sociais, inclusive de pessoas me dando conselhos para que se faça panfletagem em paradas de ônibus. Esses adolescentes sabem que surfar em ônibus é errado e a culpa termina sendo atribuída aos motoristas. Mas imputar a responsabilidade aos motoristas é injusto. Eles têm muita coisa para se preocupar no trânsito e ainda arriscariam a própria vida, se fossem proibir essa prática. Panfletagem não resolve. O que tem que ser feito é fiscalização, com punição dura e eficaz”.
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) disse que essa prática de surfe nos ônibus precisa ser coibida, inclusive, com educação no trânsito. “É preciso que seja feito um trabalho de educação nas escolas, nas bases curriculares, a longo prazo. Não é um trabalho a ser feito do dia para a noite. O poder público, inclusive, está preparado para fazer uma propaganda educativa”. O vereador Almir Fernando (PCdoB) entende que a prática de surfe nos ônibus passa pela “incompetência do Grande Recife Consórcio, que oferece serviços cada vez piores, com linhas e ônibus ruins”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 15.05.2023.