Políticas Públicas da Juventude debate sobre o novo "Programa Parlamento Jovem"
Convidado pelo vereador Felipe Alecrim, o secretário Marcone Ribeiro fez a apresentação de uma proposta coletiva para o projeto do novo "Parlamento Jovem do Recife", em discussão para voltar a entrar em vigor na Casa. "A proposta tem como objetivo criar os dispositivos que compreendem atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e elucidativas sobre o funcionamento do Poder Legislativo. A proposta visa fortalecer a formação das juventudes para o pleno exercício da cidadania, através da vivência do processo democrático no Legislativo. A gente acredita que esse é um projeto que faz muito sentido e pode aproximar os jovens da cidade a essa experiência tão importante aqui no Legislativo", explicou o secretário.
Felipe Alecrim garantiu que levará a sugestão à reunião da Comissão Executiva e aos demais parlamentares para que seja reconstruído o Parlamento Jovem. "Esse projeto é muito importante para a cidade, o próprio vereador Ebinho Florêncio participou de forma efetiva na construção desse canal que visa aproximar a juventude do Poder Legislativo e da política de forma geral. A população do nosso país está tão desacreditada da política que o retorno do parlamento jovem se faz importante para essa geração, para que eles tenham o conhecimento e o entendimento que, através da política, podemos mudar a realidade do mundo. Esse envolvimento é fundamental", exaltou o parlamentar.
O vereador Ebinho Florêncio reafirmou a experiência de ter participado do programa. "Eu fui vereador jovem em 2008, e a gente sabe da importância de incentivar e fazer a integração dos jovens na atuação política. Todos vocês podem contar com os nossos esforços. Vamos fazer com que esse parlamento jovem ande e seja um parlamento que consigamos colher muitos frutos. Inclusive, temos vários vereadores hoje de mandato que fizeram parte desse projeto tão importante", contou.
Por sua vez, o vereador Felipe Alecrim destacou a atuação do secretário Marcone Ribeiro na Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas e reforçou a disposição da Comissão com o Executivo. "Somos uma Comissão que luta muito e vai atrás do melhor para a juventude recifense".
Votação - Além da discussão em torno do novo "Programa Parlamento Jovem", a Comissão de Políticas Públicas da Juventude também fez a apreciação e aprovação de quatro projetos de lei Ordinária (PLO).
Com parecer favorável pelo colegiado, o PLO 41/2023, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), institui o ensino de Educação Digital, denominado “Cidadania Digital”, no currículo escolar do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal do Recife. Também aprovado pelo grupo, o projeto de lei 65/2023, do vereador Osmar Ricardo (PT), que institui a “Semana Municipal de Combate à Iniciação e ao Vício de Crianças e Adolescentes em Drogas” e dá outras providências.
As outras duas proposições aprovadas são de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), o PLO 64/2023, que institui o “Programa Agente Jovem do Meio Ambiente” no âmbito do Município do Recife, e o PLO 149/2022, aprovado com uma emenda aditiva, dispõe sobre a doação de aparelhos de informática e telecomunicações apreendidos em decorrência da prática de ilícito penal a alunos da Rede Municipal de Ensino.
Clique aqui e acompanhe a reunião da Comissão na íntegra.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 17.05.2023