Professor Mirinho critica aumento de mortes em Pernambuco

O vereador Professor Mirinho (Solidariedade) criticou os 322 homicídios registrados no mês de abril deste ano, em Pernambuco, divulgados pela Secretaria de Defesa Social, e que representam “o pior resultado dos últimos 12 meses”, segundo o Jornal do Commercio, conforme mencionou o parlamentar. Como exemplo dos dados destacados, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), ele citou o triplo homicídio que aconteceu na última semana, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade.

Segundo informações da matéria do Jornal do Commercio, repercutida pelo parlamentar, Pernambuco registrou uma média de 10,7 mortes violentas em abril deste ano, com o total de 322 no mês. Professor Mirinho contou que conhecia três homens que foram mortos na Imbiribeira, que não constam dessa estatística, pois ocorreram na semana passada. "Eu conheci Ironildo Pereira da Silva Júnior, Antônio Daniel Pinheiro Calisto, e Felipe da Silva, que foram assassinados. E conheço os pais deles. É muito triste estar falando sobre isso aqui. Um deles estava largado da escola e parou para jogar futmesa na rua, como eu fazia quando era pequeno. Não estamos mais seguros em local nenhum. O que estamos vendo são filhos cobertos de terra e pai e mãe cobertos de luto”, afirmou.

O vereador cobrou que o Governo de Pernambuco, em nome da governadora Raquel Lyra (PSDB), aumente o policiamento nas ruas e abra concurso para novos policiais. “Até quando essas mortes vão acontecer? Ainda não vi nenhuma mudança em Pernambuco. Nem policiais militares eu vejo nas ruas, e a Polícia Militar é ostensiva mas, infelizmente, só chega quando acontece o fato. Cadê a proteção?”, questionou. 

Ele reforçou a necessidade de um policiamento mais ostensivo nas ruas. “O mês de maio nem fechou ainda, mas será que os dados também vão ser superados por mortes violentas? Isso vem acontecendo em vários bairros da cidade de forma alarmante, mas cadê as providências? O ‘Pacto Pela Vida’ está sendo trocado pelo ‘Juntos Pela Segurança’, mas ainda não vi nada acontecer. Governadora Raquel Lyra, coloque a Polícia Militar na rua. Se o contingente estiver defasado, faça concurso público, pois precisamos de segurança e não temos”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.05.2023