Profissionais da limpeza urbana são homenageados em reunião solene

Eles manuseiam o lixo, estão expostos a vários riscos ocupacionais e são fundamentais para deixar a cidade limpa, mesmo assim enfrentam preconceitos exatamente por causa da natureza do trabalho que executam. Uma data como hoje, 16 de maio, quando se comemora o Dia do Gari, ajuda a refletir e a conscientizar sobre a importância social dos Trabalhadores da Limpeza Urbana. Eles foram homenageados pela Câmara Municipal do Recife, em reunião solene realizada na tarde desta terça-feira (16), por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). “Devido à relevância do fortalecimento desse profissional, o gari, promovo esta sessão solene neste dia tão especial”, disse o vereador. Ele prometeu lutar para que, no próximo ano, a data seja um feriado para a categoria.

Durante a solenidade, 36 garis receberam certificados das mãos do vereador, como reconhecimento da importância do profissional para a sociedade. A reunião foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; o representante dos trabalhadores da limpeza urbana, Milton José Silva Neto; o representante do Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação, Glauber Henrique Brito Silva; o diretor da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Daniel Saboya. Após o Hino Nacional, Rinaldo Junior ocupou a tribuna para fazer suas colocações. Ele lembrou, no discurso, que os garis “atuam distribuídos pelos mais diversos locais das cidades e trabalham realizando a limpeza das vias públicas, seja pelo varrimento, seja pelo recolhimento do conteúdo das lixeiras”.

O Dia do Gari é comemorado por força de lei municipal  número 18.342/2017. “Essa lei foi proposta pelo nosso mandato e visa celebrar estes profissionais que cuidam todos os dias para que as cidades estejam sempre limpas e sem lixo espalhado”. Rinaldo Junior afirmou que “um gari trabalha com a limpeza das vias públicas e é responsável por varrer diariamente ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação. Isso faz com que este profissional seja essencial no ambiente urbano”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentados pelo vereador, os brasileiros produzem aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia.  “Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos garis. Mesmo contando com as coletas de lixo, uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui, também, os riscos de bueiros entupidos ocasionando enchentes”.

O vereador Rinaldo Junior entregou um certificado aos homenageados. O último a ser homenageado seria Carlos Alberto da Silva Ribeiro, falecido recentemente, mas a mulher dele, Janeide Cristina, é que recebeu o certificado. O filho, Jamerson Eduardo, mais conhecido como Mc Maneirinho do Recife, apresentou um rap, também como forma de homenageá-lo. Janeide fez um discurso e contou sobre as dificuldades que o marido enfrentava, os problemas trabalhistas como gari, e também relatou que ele foi assassinado no exercício da profissão, na praia, com um tiro há cerca de um mês. "É muita saudade", afirmou.

Na sequência, o representante dos trabalhadores da limpeza urbana, Milton José Silva Neto, ocupou a tribuna e fez suas explanações. “Esta homenagem é muito importante para nós. No meu caso, fui gari por 33 anos. Enfrentei preconceitos porque as pessoas acham que ser gari é ser analfabeto, infectado. Mas nós tomamos nossas vacinas, temos proteção. Como gari, construí uma família, eduquei meus filhos, adquiri minha casa. Sou uma pessoa feliz, não me arrependi de minha profissão”, disse.

Milton José Silva Neto argumentou que a função do gari merece mais atenção dos poderes públicos e da sociedade. "Nem sempre a gente tem o reconhecimento, mas cada um de nós tem valor", disse. Ele ressaltou que o gari exerce uma função muito útil, inclusive para a saúde pública. "Sem o recolhimento do lixo, muitas doenças iriam se espalhar. Na pandemia da covid-19, não paramos de trabalhar um único dia”, observou. A presidente da solenidade, vereadora Ana Lúcia fez as considerações finais, parabenizou o vereador pela iniciativa da solenidade e disse que, apesar dos problemas enfrentados pela categoria, era importante também realizar as comemorações no Dia do Gari.

 

 Lista dos homenageados:

 

  1. ALEX SANTOS BERNARDO
  2. ANTÔNIO GUEDES DA SILVA
  3. CLAUDIANA PINTO GUILHERME
  4. DAVID BEZERRA MEDEIRO
  5. EDER JÚNIOR FRANKILINO DA SILVA
  6. EDSON SIMÕES FERREIRA
  7. GABRIELA CHAVES DA SILVA
  8. GILSON ERNESTO DOS SANTOS
  9. GUSTAVO AUGUSTO BRITO SILVA
  10. IGOR PATRICIO SILVA COSTA
  11. ISABEL ALVES PEREIRA DO NASCIMENTO
  12. IZABELA MENDES DA SILVA
  13. JACKSON FERREIRA SILVA
  14. JAÍLSON PEREIRA DA SILVA
  15. JAYSSON CÍCERO DA SILVA
  16. JÉSSICA CAROLINA FERREIRA DA SILVA
  17. JOÃO ALVES DA SILVA
  18. JOÃO DA SILVA
  19. JOÃO PEREIRA DE LIMA
  20. JOSE CLAUDIO QUIRINO DA COSTA
  21. JOSÉ EDMILSON DOS SANTOS SANTIAGO
  22. JOSE GENIVALDO DE SANTANA
  23. JOSÉ SEVERINO DE MORAIS
  24. JOSEMAR SILVA DOS PRAZERES
  25. LUCIANO GOMES DA SILVA
  26. MILTON JOSÉ SILVA NETO
  27. NATÁLIA FÉLIX DE MOURA DA SILVA
  28. OSEIAS PAULO DA SILVA
  29. PEDRO JORGE DA SILVA
  30. ROBERTA MARIA DOS SANTOS FRANÇA
  31. ROBERTO CARLOS SILVA DOS PRAZERES
  32. ROBSON FERREIRA DA SILVA
  33. SANDRO JOSÉ DA SILVA
  34. SÓCRATES DE ANDRADE RIBEIRO VIANA FILHO
  35. VITOR AUGUSTO DA SILVA CORREIA DE SANTANA
  36. CARLOS ALBERTO DA SILVA RIBEIRO (In memorian)

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 16.05.2023.