Rinaldo Junior aprova projeto de lei que denomina de Irmã Cininha creche do Córrego do Deodato
O Coletivo Fala Alto, que atua por melhorias no Córrego do Deodato, de acordo com o vereador, sempre lutou em defesa da construção da creche. Quando o prefeito João Campos assinou a Ordem de Serviço (OS), para mandar erguer o equipamento, a comunidade escolheu que o nome deveria ser Irmã Cininha. “Eu encampei o apelo da comunidade, para nomear a creche. A Irmã Cininha sempre liderou as lutas da comunidade. Na verdade, ela lutava para que os moradores do Córrego tivessem garantidos os direitos de pão na mesa e de educação. A Irmã Cininha sonhou com isso”.
Rinaldo Junior aproveitou para dizer que o prefeito João Campos, quando assinou a ordem de serviço de construção da creche, também o fez para outras unidades do município. “Ele assinou a OS para a construção de cinco unidades de creches e ampliação de outras cinco. Nunca na história de nossa cidade se viu a assinatura para construção e ampliação de 10 creches num único ato. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões. Hoje, o Recife conta com 20 unidades em construção. Em dezembro, teremos um total de 60”.
A creche do Córrego do Deodato, segundo o vereador Rinaldo Junior, oferecerá vagas para 170 crianças, com cinco refeições diárias. “João Campos cumpre o que prometeu na campanha. No Recife, cerca de 2 mil novas vagas estão sendo oferecidas e a nossa meta é dobrar esse número. Não podemos aceitar que uma criança não tenha direito a creche, no Recife".
O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu aparte e reconheceu a importância da creche para a comunidade, assim como a escolha do nome ter sido feito pela comunidade. “Outra grande importância do seu discurso, vereador Rinaldo, é atribuir o protagonismo do Coletivo Fala Alto, que conseguiu essa conquista. Reconheço que a Prefeitura do Recife tem procurado avançar, mas há um déficit de creche no município. Ele está sendo calculado a partir de crianças que procuram e não encontram vagas, mas deve ser calculado a partir de crianças com idade de precisam ir a creches. Essa é uma lacuna histórica”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que esteve no ato em que o prefeito João Campos assinou a Ordem de Serviço para a construção da creche no Córrego do Deodato. “Na ocasião, a comunidade gritava o nome da Irmã Cininha, pedindo ao prefeito para que ele denominasse o equipamento com o nome dela. A Irmã foi alguém que fez história naquele bairro, construindo pontes e socorrendo pessoas”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) elogiou o prefeito João Campos dizendo que ele tinha a prerrogativa de denominar a creche de Irmã Cininha através de decreto, mas optou por transferir essa tarefa para o vereador Rinaldo Junior, a fim de que ele o fizesse através de projeto de lei. O mesmo, segundo disse, aconteceu com um projeto de sua autoria. “Fui para a inauguração do Memorial Luiz Tenderini, na Linha do Tiro. E naquele momento, o prefeito se comprometeu com a comunidade que o nome da creche local seria o nome de Luiz Tenderini. Mas, ele não fez por decreto. Ele pediu para eu apresentar um projeto de lei”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.05.2023.