Ronaldo Lopes disse que vai reforçar luta para manter serviço de urgência nas Upinhas 24 horas

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) informou que a decisão da Prefeitura do Recife, de dar um prazo de mais 15 dias para retirar os serviços de urgência das upinhas 24 horas, representou “a vitória de uma batalha, mas a guerra continua”. Inicialmente, a suspensão desses serviços ocorreria no dia 30 de abril, de acordo com o parlamentar. “Vamos continuar nessa luta para reverter a posição e vermos se conseguimos sensibilizar a Prefeitura para continuar garantindo esse direito à população”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2).

Os próximos 15 dias em que o serviço de urgência das Upinhas 24 horas continuará, de acordo com Ronaldo Lopes, serão de “luta incansável, para fazer a Prefeitura do Recife mudar de ideia”.  Ele, que já trouxe esse debate outras vezes ao plenário da Câmara do Recife, considerou que ao defender a permanência dos serviços de urgência, já teve sua opinião confundida com outro aspecto da questão, que é o fim do atendimento 24 horas. “É importante colocar que sou favorável à permanência das Upinhas 24h. O povo não pode ficar doente só de manhã e de tarde”.

O vereador reforçou que é a favor do serviço de urgência e que ele seja oferecido 24 horas por dia. “As Upinhas, segundo a Prefeitura, vão descer as urgências da noite e da madrugada. Eles só poderão ocorrer durante o dia. Por acaso, o povo do Recife não precisa de urgência de noite e de madrugada?”. Segundo o vereador, os problemas de saúde, que já são grandes, poderão se complicar com a retirada do serviço de saúde das upinhas.

“Sem a urgência das Upinhas, os outros serviços municipais de saúde serão sobrecarregados. Nos PSF, por exemplo, já existe um problema muito grande. Pessoas chegam às quatro horas da manhã para um atendimento que só ocorrerá às 8h. Outras, passam um ano para saber se o exame marcado já saiu do sistema de regulação”.

Durante o seu discurso, o vereador usou o áudio de uma mensagem do WhatsApp, do seu telefone, para mostrar que a população está insatisfeita com o serviço municipal de saúde. No áudio, uma mulher reclama do atendimento nas UPAs e o vereador aproveitou para reforçar o discurso como “um depoimento que mostra o descaso da Prefeitura do Recife com a saúde”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.05.2023.