Samuel Salazar comemora assinatura dos contratos de empréstimo com o BID

O líder do Governo, vereador Samuel Salazar (MDB), comemorou, no plenário na Câmara do Recife, a assinatura dos contratos de empréstimo no valor total de R$ 2 bilhões entre a Prefeitura do Recife e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado segunda-feira (15), em Washington. “Foi um momento histórico para a nossa querida cidade do Recife. Os recursos trarão um novo horizonte de investimentos e melhorias para o nosso município. Quero destacar e elogiar o comprometimento incansável do prefeito João Campos em obter esse empréstimo histórico para o Recife”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (16).

Para Samuel Salazar, é importante ressaltar a magnitude da conquista financeira para o Recife. “Estou verdadeiramente feliz com a aprovação desse empréstimo, pois tenho plena convicção de que ele abrirá caminho para uma nova era de desenvolvimento e progresso”. A assinatura dos contratos, ocorrida na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), segundo o parlamentar, é um sinal claro “de confiança e reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento local”. Ele elogiou o compromisso do prefeito João Campos, em buscar recursos que impactarão positivamente a vida dos recifenses. “Sua dedicação e visão de futuro são dignas de reconhecimento. Com essa conquista, tenho certeza de que o prefeito está abrindo as portas para um futuro promissor e transformador para o Recife”.

Com os recursos adquiridos, serão realizadas diversas obras urbanas. O vereador ressaltou a importância das obras de contenção de encostas, projetos de urbanização e estudos da bacia do Tejipió, que serão viabilizados com os recursos provenientes desse empréstimo. “Essas intervenções são cruciais para garantir a proteção das famílias recifenses e proporcionar melhores condições de vida para todos. Estamos investindo no bem-estar e na segurança da população, além de fortalecer o programa ProMorar, que busca melhorar as condições de vida das comunidades mais vulneráveis”.

Com esse empréstimo, de acordo com Samuel Salazar, muitas famílias recifenses poderão ter moradias adequadas, infraestrutura de qualidade e uma significativa redução do risco de inundações. “Essa é uma oportunidade única para construirmos um Recife mais justo e inclusivo”. Além dos benefícios sociais, o empréstimo também trará um impacto positivo na economia local, conforme o parlamentar assegurou. “A execução das obras e intervenções gerará aproximadamente 15 mil empregos, fortalecendo nossa economia e criando oportunidades para a população”. Salazar lembrou, ainda, que os contratos foram autorizados inicialmente pela Câmara do Recife, assim como foram aprovados pelo Congresso Nacional e tiveram o aval do presidente Lula.

“Diante desses esforços realizados pelo prefeito João Campos, reafirmo minha determinação em contribuir para o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade. Agradeço ao prefeito João Campos por seu comprometimento e dedicação em obter esse empréstimo histórico para o Recife. Tenho plena confiança de que, juntos, faremos a diferença na vida dos recifenses”, disse.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) pediu um aparte e observou que Samuel Salazar, em seu discurso, expressou o sentimento dos vereadores e vereadoras da Câmara do Recife. “Afinal, tudo começou com este projeto sendo aprovado aqui neste plenário. Os vereadores entenderam que a captação desses recursos era importante e ele ocorreu com a autorização dessa Casa”. Antes de os contratos de empréstimo do BID serem assinados, eles também foram aprovados no Congresso Nacional e a vereadora Ana Lúcia lembrou que esteve em Brasília, na votação. “Naquela ocasião, eu não vi a atuação de um prefeito, mas de um líder lutando para aprovar o empréstimo”. Segundo a vereadora, a captação de recursos construirá “um novo Recife” e ela disse que cumprirá o seu papel de vereadora. “Vamos acompanhar as obras”.

Outra que pediu aparte foi a vereadora Liana Cirne (PT). “Assim como o senhor, vereador Samuel Salazar, eu também celebro a assinatura desse contrato. Foi um contrato que teve o aval do presidente Lula. É essa a diferença de termos um Governo Federal de fato. Imaginemos que, no ano passado, nós não tínhamos aqui no Recife um único real para fazermos as obras de contenção de encostas no período das enchentes. Agora, temos R$ 2 bilhões para investimentos. Para termos uma ideia do que representa esse valor, ele é é um terço do orçamento anual do Recife”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 16.05.2023.