Segurança Cidadã aprova quatro projetos de lei

A Comissão de Segurança Cidadã aprovou quatro projetos de lei Ordinária (PLO) e distribuiu outros oito para análise e emissão de pareceres, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (9). Um dos aprovados foi o PLO número 56/2023, da vereadora Andreza Romero (Podemos), que cria o “Cadastro Único de Violência Doméstica (CAVID)” no âmbito do Município do Recife, que consistirá na junção de todas as informações relativas às vítimas de violência doméstica provenientes dos Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais.

Sob a presidência do vereador Almir Fernando (PCdoB), a reunião contou com a presença do vereador Zé Neto (PROS). O segundo projeto de lei aprovado foi o PLO 264/2022, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB), que dispõe sobre  a cassação de licença de funcionamento de estabelecimentos que se propõem a comercializar, adquirir, transportar, estocar, revender ou expor produtos oriundos de furto, roubo, estelionato ou outro ilícito penal no município do Recife.

O PLO de número 07/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), também foi aprovado. Ele institui a Política Municipal de Linguagem Simples no Poder Público Municipal, no âmbito do Município do Recife. A política proposta terá, entre os objetivos, garantir que o Poder Público utilize linguagem fácil e direta em todos os seus atos; possibilitar que pessoas físicas e jurídicas consigam com facilidade localizar, entender e utilizar as informações do Poder Público; e reduzir a necessidade de intermediários entre o governo e a população.

O quarto projeto de lei aprovado pela comissão foi o PLO 67/2023, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que torna obrigatória a instalação de portais de detectores de metais nas creches e escolas das Redes Pública e Privada do município do Recife. De acordo com o projeto de lei o ingresso de toda e qualquer pessoa, inclusive de funcionários das creches e escolas, está condicionado à passagem por um detector de metais. Quando identificada alguma irregularidade pelo detector de metais, haverá a inspeção visual dos pertences da pessoa.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.05.2023.