Solene celebra um ano de atividades do Recentro

Na manhã desta quinta-feira (25), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) promoveu uma reunião solene na sede do Poder Legislativo, em homenagem ao primeiro ano de atividades do Gabinete do Centro do Recife (Recentro) e aos parceiros do programa que trabalham na transformação urbana da área central da capital pernambucana. Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Renata Vilaça, secretária executiva do Recentro, 39 organizações e 11 representantes da sociedade civil receberam um diploma da Casa em reconhecimento aos serviços prestados. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.

O Recentro é uma iniciativa da Prefeitura do Recife que compreende ações para a revitalização da área central da cidade, entre as quais a atração de investimentos, incentivo à moradia, preservação do patrimônio histórico e cultural, estímulo ao turismo e outros projetos. A mesa da reunião solene foi composta por Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro) e pelo coronel Felipe Nascimento, secretário executivo de Gestão e Segurança Urbana. Clara Sobral e Pollyana Sofya fizeram apresentações musicais.

Marco Aurélio Filho ressaltou que era um momento feliz e que o Recentro foi fruto de uma decisão do prefeito João Campos em dinamizar o centro do Recife. “Há muito tempo a gente não via o centro como ele deveria acontecer. Todo centro passa por dificuldades em vários locais e foi uma promessa de campanha do prefeito João Campos de fazer um escritório de gestão que cuidasse do centro do Recife. E hoje estamos comemorando um ano do Recentro. Sabemos que não foi fácil. Logo quando assumimos o mandato, tivemos algumas preocupações e numa caminhada junto ao Clube de Diretores Lojistas (CDL), da Conde da Boa Vista até o Mercado de São José, eles puderam mostrar minuciosamente todos os detalhes da cidade.”.

O parlamentar explicou as ações executadas na Câmara do Recife em benefício do centro da cidade e destacou o trabalho de Ana Paula Vilaça e equipe na condução do Recentro.  “Fizemos audiências públicas destacamos a importância e a preocupação da população de rua, a questão da moradia, comércio popular, entre outros temas. Nesse tempo, houve a aproximação com a Fecomércio e entendemos os papeis do Sesc e Senac em Pernambuco. Com a chegada do Recentro, pensamos no que deveria fazer e Ana Paula Vilaça assumiu o compromisso de conduzir os trabalhos. Em pouco mais de um ano, vemos que está dando certo. A Frente Parlamentar pelo Centro do Recife foi implementada na Casa e ela também vem apontando alternativas e discutindo sugestões. Minha gratidão de reunir você, Ana Paula, e um time de pessoas tão importantes para a cidade. A Casa está à disposição e gostaria de agradecer ao Recentro que encara os desafios de frente e a Prefeitura tem compreendido que o projeto mudará a realidade da cidade”.

Ao final das palavras de Marco Aurélio Filho, Ana Paula Vilaça e o parlamentar fizeram a entrega de um diploma a organizações e representantes da sociedade civil que trabalham na construção do Recentro. Logo depois, quebrando o protocolo, Ana Paula Vilaça entregou um certificado ao vereador Marco Aurélio Filho e à cantora Clara Sobral.  

Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro) dirigiu-se à tribuna para agradecer a solenidade e ao prefeito João Campos por criar o projeto. “O Recentro está presente em todas as secretarias e agradeço a todos que fazem a Prefeitura do Recife porque esse programa é executado por cada órgão e secretarias. Em nome do prefeito João campos, que estamos todos nós representando, meu muito obrigada a todos os secretários, colegas e um agradecimento especial ao time do Recentro que faz o dia a dia desse grande projeto. O prefeito foi extremamente inovador e audacioso em criar um programa de gestão territorial integrada. Não é fácil, é um desafio gigantesco porque é uma quebra de paradigma, uma mudança cultural”.  

Ana Paula citou projetos que vêm dinamizando o centro da capital pernambucana e confessou que o Recentro orgulha a cidade. “A cada conquista que temos é motivo de muita alegria. As várias entregas que a gente fez como o Viva Guararapes, na área de eventos, tocado pela Secretaria de Turismo. Quem diria que a Guararapes seria ocupada aos domingos? Agradeço a todos os artistas que fazem parte dessa ação, assim como aos demais profissionais. O centro é um bairro afetivo de todos nós e onde a gente vivenciou momentos importantes da nossa história. E quando eu vejo a CASACOR ocupando o Chanteclair, é motivo de orgulho. Um prédio tão bonito que despertava uma curiosidade, e hoje podemos oferecer aos recifenses a visitação do local. Essa é uma manhã muito especial e quero que cada um se sinta homenageado. O Recentro é um programa da Prefeitura, mas ele é construído no dia a dia com a participação e colaboração de cada um de vocês. Sigamos juntos nessa missão e conto com o apoio de todos e todas”. 

O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá, ao finalizar a reunião solene, detalhou como foi feita a escolha por Marco Aurélio Filho na condução dos trabalhos sobre o centro da cidade, na Casa, agradeceu Ana Paula Vilaça e equipe, e exaltou o Recentro como um projeto transformador e agregador de segmentos.  “O centro era um questionamento de muitos cidadãos, e a gente tinha que colocar um parlamentar que tivesse condições de contribuir com o debate e gostasse de aprofundar o tema. E Marco Aurélio Filho foi indicado por toda a sua capacidade, conhecimento e vem contribuindo muito com o centro do Recife. Parabenizo Ana Paula Vilaça e toda equipe do Recentro que têm um grande desafio de mudar a realidade do centro da nossa cidade.  Hoje, vemos aqui o reconhecimento e a união de vários segmentos como a sociedade civil, poder público e empresariado, todos engajados num só objetivo que é a melhora do centro. Parabenizo a todos e todas que contribuem com a mudança no Recife”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.05.2023.