Solene homenageia profissionais e instituições que se destacam no combate à violência contra crianças e adolescentes

Na noite desta segunda-feira (29), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) promoveu uma reunião solene em homenagem aos profissionais e instituições que se destacam no combate à violência contra crianças e adolescentes. 32 entidades e personalidades receberam um certificado da Casa pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Dentre elas, o Lar Paulo de Tarso, que sofreu um incêndio em 14 de abril, no bairro do Ipsep. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu o evento.

Ao dirigir-se à tribuna, a vereadora Ana Lúcia destacou o dia da solenidade, 29 de maio, como o penúltimo dia do Maio Laranja, considerado o mês de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A parlamentar disse que não deveria haver índices de violência e ressaltou o valor das instituições.

“Hoje, homenageamos pessoas e instituições que combatem a violência e o abuso de crianças e adolescentes. E claro, em uma situação ideal, esse combate não precisaria existir. E todos e todas nós gostaríamos que não existissem dados e evidências de crimes covardes cujas consequências muitas vezes não se pode mensurar. E depois que uma criança ou adolescente sofre violência, o que nos resta, além da revolta? Restam valiosas opções que foram abraçadas pelas instituições e pessoas que, nessa noite, estamos homenageando. Entre essas opções, está o acolhimento, a contribuição nas ações de prevenção de novos casos e a luta para que seja aplicada a devida punição a quem comete esses crimes”.

A vereadora ressaltou que na solene estão mulheres e homens movidos pela inquietação e pelo inconformismo diante da violação de direitos básicos. Ela enalteceu que as pessoas e instituições que estavam sendo homenageadas fazem o seu papel grandiosamente. Ana Lúcia também lamentou o incêndio no Lar Paulo de Tarso e citou a cuidadora, Margareth da Silva, uma das vítimas. “Todos e todas dedicam-se para que nossas crianças e adolescentes possam viver e se desenvolver de forma saudável e com dignidade. Vocês precisam não só de reconhecimento, mas de apoio, de mãos que se estendam e corações que se somem nessa luta e entendam a grandeza dessa causa. Esse ano houve um acontecimento muito triste e que não será esquecido:  o incêndio no Lar Paulo de Tarso, uma das instituições homenageadas nessa noite. A nossa homenagem se estende à memória da cuidadora Margareth da Silva, que não está mais entre nós, e que perdeu a vida tentando salvar as crianças das quais cuidava.  A todas e todos vocês, nosso abraço fraterno, apoio e imensa gratidão. Muito obrigada!”.

Depois das palavras de Ana Lúcia, o coral do movimento Pró-Criança fez apresentações musicais em vários momentos da solenidade. Houve a exibição de um vídeo sobre o Lar Paulo de Tarso e a vereadora fez a entrega de certificados às 32 entidades.

Na tribuna, Arlson Freire Macedo, gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, parabenizou a vereadora Ana Lúcia, elogiou a solenidade e destacou o papel das instituições. “Que público seleto e que reunião revigorante! Temos aqui parceiros, amigos e pessoas que eu tenho admiração e nos ajudam no dia a dia porque a nossa luta é árdua. Fizemos diversas ações com a Polícia Rodoviária Federal, na Operação Caminhos Seguros, combatendo a exploração de crianças e adolescentes e gostaria de dizer que vocês atuam como um farol que ilumina muitas pessoas que atuam nessa área difícil e trabalham com um público tão vulnerável.  Conto com o apoio de todos vocês”.

Silma Paula Dias de Azevedo Queiroz, responsável pela Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, confessou que estava muito feliz e destacou o valor do diálogo na família. “Vejo todas as representações aqui e é um prazer muito grande. A proteção tem que ser feita todos os 365 dias do ano. Infelizmente, nós ainda vivemos num país que a violação de direito ainda está muito estarrecedora. A gente precisa dialogar constantemente com as famílias acerca do cuidado e da proteção da criança desde a primeira infância. Temos um projeto chamado Geração Afeto onde trabalha-se o afeto enquanto política pública, fortalecendo as famílias e dialogando com as mães sobre essa violência. Sabemos que criança e adolescente são prioridades absolutas e eles precisam ser protegidos”.

Mesa - A mesa da solenidade também contou com a participação de Wellington Bezerra Pastor, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); Paulo José Barbosa, presidente do Movimento Pró-Criança e Ossesio Silva, ex-deputado federal.

 

HOMENAGEADOS (AS):

1. LAR PAULO DE TARSO
2. VISÃO MUNDIAL
3. CEPARV
4. GERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RECIFE
5. CONSELHO TUTELAR
6. COMDICA
7. GRUPO RUAS E PRAÇAS
8. SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL DE PE
9. INSTITUTO ALIANÇA
10. REDE DE ENFRENTAMENTO Á VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
11. LEGIÃO DA BOA VONTADE
12. TACARUNA SOCIAL
13. PROCRIU
14. SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
15. LUCIANA CRISTINA LIMA DE SOUZA
16. MARIA JOSÉ SANTOS MOREIRA
17. ELIZABETE VENTURA DOS SANTOS
18. CERCCA
19. PIPA
20. ESCOLINHA DE CONSELHOS DE PE
21. UNICEF
22. GECRIA
23. ADOLESCER
24. COMISSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA OAB
25. JEANNE DE AGUIAR PINHEIRO DE SOUZA
26. MOVIMENTO PRÓ- CRIANÇA
27. GISELLY PEREIRA UNIAT
28. MULHERES DE VISÃO
29. ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA
30. FILIPE RANIER DE VASCONCELOS SIMÕES
31. LUCAS EMANOEL DE OLIVEIRA
32. CENDHEC

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.05.2023