Solenidade na Câmara celebra os 63 anos do Colégio Militar do Recife
Fundado no dia 11 de dezembro de 1959, o CMR iniciou o seu primeiro ano letivo em 25 de abril de 1960 e teve como a sua primeira sede o prédio da antiga Faculdade de Medicina de Pernambuco, no Derby. Em anos seguintes, ocupou espaços no Engenho do Meio e em Casa Forte. Desde 1996, está na Cidade Universitária.
O Colégio se destina a atender, principalmente, dependentes de militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares que se encontram no Recife em razão dos deslocamentos típicos das carreiras militares. O público em geral também pode acessar vagas do Colégio por meio de concurso.
“Ao longo das décadas, o Colégio Militar do Recife foi responsável pela formação educacional e cívica de milhares de alunos, alicerçado na credibilidade e na rigorosa disciplina do Exército Brasileiro. Presta um ensino de qualidade e excelência comprovadas, graças à capacidade técnica dos seus docentes e ao máximo apoio dos militares”, disse Tadeu Calheiros em seu discurso de homenagem na tribuna da Câmara Municipal.
Após a entrega de uma placa comemorativa ao comandante e diretor de ensino do Colégio Militar do Recife, coronel Emerson Bezerra de Lima, foi exibido um vídeo institucional sobre o CMR. Em seguida, Lima subiu à tribuna para fazer as suas considerações.
Em seu discurso, o militar fez agradecimentos pela homenagem e afirmou que CMR tem se tornado uma ponte entre o Recife e os brasileiros de outros locais que moram na capital em razão da carreira militar. De acordo com ele, a instituição também se preocupa em enaltecer a imagem do município e do Estado em eventos científicos que contam com a participação dos seus alunos em outras partes do Brasil e em países como Estados Unidos, Suécia e Indonésia.
“Nossos alunos sempre levam a bandeira de Pernambuco. Como a gente ganha prêmios, essa bandeira aparece muito, e o nome Recife ressoa nos ouvidos de brasileiros de todo este país”, afirmou. “Esse reconhecimento nos traz uma gratidão muito grande, que a Câmara Municipal percebe. A gente faz isso e faremos muito mais. O nosso objetivo é dar a melhor educação possível para os nossos alunos”.
Além do comandante, o secretário da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Militar do Recife, Florêncio Absalão, também ocupou a tribuna da Câmara para discursar na homenagem. Além deles, a mesa de honra do evento foi composta pelo subcomandante do Colégio Militar do Recife, coronel Oliveira, pelo representante do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco, tenente-coronel Wagner Pereira, e pelo aluno do CMR, Pedro Guerra Peixoto Acioli Marques.
Durante o evento, a vereadora Ana Lúcia teceu elogios às instituições militares de ensino e a Tadeu Calheiros pela proposição da homenagem. “Tenho profunda admiração pelos colégios militares. Tenho admiração pela disciplina, pelas regras, pela valorização do que nós temos de mais sublime no nosso país, que são os nossos símbolos. Quero parabenizar o vereador Tadeu Calheiros, que sempre traz a esta Casa reuniões solenes tão honrosas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 18.05.2023