Victor André Gomes chama atenção para conscientização do Maio Amarelo

A campanha do Maio Amarelo, em prol da conscientização para a redução de acidentes no trânsito, foi reforçada pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). Ele chamou a atenção para os graves acidentes viários que acontecem na cidade e criticou a ausência de informações atualizadas no Portal da Transparência da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O Movimento Internacional de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e está na 10ª edição.

De acordo com o vereador Victor André Gomes, esta segunda semana de maio iniciou com notícias de graves acidentes em vias do Recife. Ele mencionou o sinistro que aconteceu na madrugada do sábado (13), na Avenida Abdias de Carvalho, Zona Oeste, em que deixou um jovem de 22 anos morto e uma jovem de 21 anos em estado grave. “É importante que a gente traga esse debate para esta Casa com muita responsabilidade para que a gente busque, com muita responsabilidade, encontrar os caminhos mais adequados e as soluções mais emergentes e urgentes. Afinal de contas, o nosso trânsito é municipalizado”, disse. Ele expressou solidariedade às vítimas e famílias afetadas por acidentes de trânsito.

O parlamentar lamentou a frequência com que acidentes de trânsito acontecem na cidade. “Infelizmente tragédias como essa acontecem com bastante frequência”, afirmou. Ele chamou atenção para a atualização dos dados no Portal da Transparência da CTTU.  “É importante lembrar que os números sobre segurança viária estão desatualizados na CTTU. Os que constam são referentes a 2021, que comprovam que o deslizamento da fiscalização eletrônica de velocidade das 22h às 5h é um equívoco. Segundo o relatório, a noite e madrugada têm interferência direta nos registros dos sinistros que matam pedestres e ciclistas, representando 32% delas aconteceram das 18h à 0h. Nas mortes da madrugada, das 0h às 6h, o percentual chega a 47%, coincidentemente, é o turno que temos o menor número de veículos no trânsito”, informou. 

O vereador falou da importância do fortalecimento de medidas de fiscalização e punição para quem infringe as leis de trânsito. “Essas pessoas devem ser devidamente punidas. É necessário um trabalho conjunto entre as forças de segurança, do judiciário e da sociedade civil para conscientizar sobre os perigos do álcool no trânsito e implementar ações efetivas para prevenir essas tragédias. Também devemos apoiar e incentivar campanhas educativas que abordem o tema e promovam uma mudança de comportamento em relação ao consumo de álcool e à condução veicular.  A Prefeitura do Recife precisa investir em educação para o trânsito como grade curricular nas escolas desde a primeira infância. Só assim teremos cidadãos mais conscientes”, sugeriu Victor André Gomes.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.05.2023