Zé Neto aprova voto de aplauso a Rodrigo Novaes

O vereador Zé Neto (Pros) aprovou voto de aplauso ao ex-deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes, por ter sido eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, de que tomou posse durante sessão especial do pleno, na última sexta-feira (26). “Ele chega ao TCE eleito pelos seus pares da Assembleia Legislativa de Pernambuco, numa eleição em que obteve 30 votos contra 18 do seu adversário. É fundamental reconhecer o papel de Rodrigo Novaes e sua vocação e zelo para com a coisa pública. Isso já seria suficiente para fazê-lo merecedor do cargo”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (29).

O mais novo conselheiro do TCE, de acordo com Zé Neto, tem preparo técnico e formação em direito, o que favorecerá a atuação naquele órgão fiscalizador e controlador da administração financeira e orçamentária do estado. O vereador fez um breve perfil de Rodrigo Novaes e afirmou que ele é recifense, tem 42 anos, e uma vasta história de dedicação à vida pública. Antes de atuar na política, atuou como advogado e, segundo afirmou, Novaes enxergou na política a possibilidade de construção de “uma sociedade mais justa e menos desigual”. Rodrigo Novaes exerceu o cargo de deputado estadual entre 2014 e 2023 e foi vice-prefeito do município de Floresta em 2008. “Como secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, atuou entre 2019 e 2022, valorizando a cultura pernambucana e fazendo do turismo uma importante atividade econômica para o Estado”.

Zé Neto afirmou que tem “orgulho de ter em Rodrigo Novaes um amigo”, de quem esteve “perto em vários momentos das nossas trajetórias políticas”. Acrescentou ter “certeza de que suas qualidades como político serão fundamentais para sua atuação como conselheiro”. Como político, o ex-deputado “foi um homem leal e incansável na busca por garantir o desenvolvimento e o crescimento de Pernambuco, por meio da melhoria da qualidade de vida de toda a população”, disse o parlamentar. 

Em seu discurso, o vereador Zé Neto observou não ter dúvida de que, como conselheiro do TCE, Rodrigo Novaes “vai se manter firme no seu propósito de fazer de Pernambuco um estado ainda mais forte, atuando de forma responsável no cumprimento de suas novas atribuições”. A partir de agora, disse, Rodrigo terá o poder de julgar os responsáveis diretos pela administração pública – prefeitos, secretários de estado, presidentes de câmaras municipais, presidentes de entidades da administração indireta do estado e dos municípios que sejam ordenadores de despesa. 

Em sua expectativa, o mais novo conselheiro do TCE “exercerá essa função com sabedoria e de forma justa, à luz da legislação, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, na definição das competências e das atribuições dos tribunais de contas, nos artigos 70 e 71”. Zé Neto ressaltou, ainda, que o cuidado e a preocupação que Rodrigo, em sua opinião, sempre demonstrou para com o serviço público, ao longo da sua carreira política “vão permanecer no dia a dia da sua atuação dentro do Tribunal de Contas do Estado”.  Zé Neto afirmou que Pernambuco “continuará contando com uma pessoa dedicada a tornar o estado ainda mais altivo e relevante”. 

O vereador Eriberto Rafael (PP) pediu um aparte e também parabenizou Rodrigo Novaes pelo novo cargo. “É importante enaltecer pessoas como ele, que agora é conselheiro do TCE. Tenho certeza de que ele vai se somar aos grandes nomes daquele tribunal e vai exercer papel fundamental para democracia”. Eriberto Rafael também parabenizou a Assembleia Legislativa de Pernambuco por ter “reconhecido a sua capacidade e o direito de ele contribuir de uma maneira diferente para Pernambuco”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 29.05.2023.