Aline Mariano se solidariza com secretário vítima de racismo

A vereadora Aline Mariano (PP) manifestou repúdio contra o ato de racismo sofrido pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, mais conhecido como Dema, em evento da Frente Nacional dos Prefeitos, em João Pessoa. “Enquanto a cor da pele for fator determinante para tratamento entre seres humanos, não teremos uma sociedade igualitária. Fica registrado a minha indignação e o meu repúdio”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

Ela lembrou que o secretário está no posto porque “tem competência inquestionável” e o parabenizou pela iniciativa de, ao sofrer o racismo, registrar o caso em delegacia. “Nem todos têm a coragem que ele teve, de falar. Por isso, dou os meus parabéns. É preciso denunciar”. Aline Mariano também parabenizou o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) que publicou nota de repúdio.

Na nota, o presidente da Casa de José Mariano ressaltou que “a conduta de pessoas que diferenciam outras pessoas pela cor da pele é completamente incompatível com ambientes democráticos, não pode ser tolerada e nem normalizada. Lamentamos profundamente que ainda existam essas situações de racismo e esperamos que as medidas cabíveis sejam tomadas. Ao secretário Aldemar Santos, conhecido no Recife como Dema, a nossa solidariedade e respeito por expor a situação. Esperamos que tal atitude possa contribuir com o combate ao racismo e a defesa dos direitos humanos”.

A vereadora propôs que a Câmara Municipal do Recife realize uma audiência pública, através das comissões de Direitos Humanos e a de Igualdade Racial, para debater a questão do racismo e reunir proposta para elaboração de projetos de lei que ajudem a combater o racismo no Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 05.06.2023.