Ana Lúcia pede que Governo do Estado reveja decisão sobre classes hospitalares na Restauração
“Os pacientes que têm atendimento contínuo, pacientes de doenças crônicas, precisam ter esse atendimento de educação dentro dos hospitais”, argumentou Ana Lúcia, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. A iniciativa afetaria, principalmente, crianças em idade escolar. “Na perspectiva de um diagnóstico de câncer, ou de outro atendimento contínuo, ela fica ali completamente desassistida do seu direito à educação”.
Segundo a vereadora, as classes hospitalares são uma iniciativa bem sucedida já implementadas por organizações como o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e funcionam a partir de parcerias com a instituição de ensino a que o paciente é vinculado. Ana Lúcia frisou que profissionais de saúde relatam que, além de garantir um direito, a medida implica na melhoria de quadros clínicos. “Os médicos dizem que o tratamento evolui ao ponto de nascer na criança a esperança da cura”.
Upinhas e urgências 24h – No mesmo discurso, Ana Lúcia respondeu a comentários feitos pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) a respeito da reorganização de plantões de urgência feita pela Prefeitura. O parlamentar criticou o fechamento do serviço de urgência nas Upinhas da capital.
Na ocasião, a vereadora informou que, no modelo de serviço de urgência a partir das Upinhas, os pacientes precisavam aguardar nas unidades uma transferência para outro local onde pudessem ser atendidos de acordo com a especialidade, o que será sanado com a transferência de profissionais para locais onde essas especialidades já são ofertadas.
“O atendimento foi encerrado porque foi realocado para um equipamento onde tem as especialidades e o paciente tem condições de evoluir. Reparem bem o que é entrar na Upinha, entrar em uma urgência, e ficar lá esperando, aguardando uma transferência”, afirmou. “A gente precisa trabalhar com lógica e pensando nas vidas. Se você não evolui esse paciente e tem que transferi-lo no decorrer da noite, está só fazendo o acolhimento”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 06.06.2023