Câmara celebra 50 anos da Pastoral da Juventude

Criada nos anos 1970 por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Juventude (PJ) celebra em 2023 os seus 50 anos de existência. No plenário da Câmara do Recife, o cinquentenário foi marcado por uma reunião solene solicitada pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). O evento, que contou com a participação de jovens de diversas partes do Nordeste, foi conduzido pelo presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Além de Rinaldo Junior e Romerinho Jatobá, compuseram a mesa de honra a coordenadora nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire Andrade, o coordenador na Regional Nordeste 2 da PJ, Augusto Andrade de Santana, e o secretário-executivo da Juventude do recife, Marconi Ribeiro.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Rinaldo Junior frisou a participação do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, para a criação da Pastoral da Juventude. O parlamentar também salientou a necessidade de envolvimento da juventude com as instâncias políticas. “São 50 anos que [os membros da PJ] carregam consigo muita história. Essa Pastoral, inclusive, foi um dos grandes sonhos de Dom Hélder. Em um momento de ditadura neste país, ele ousou estar do lado de quem é oprimido”, lembrou. “A juventude precisa, a todo momento, se perguntar e se provocar: o que eu posso fazer para um mundo melhor. A juventude, hoje, tem uma responsabilidade muito grande. Essa história de que o jovem é o futuro acabou. Vocês são o presente”.

Após a entrega de um certificado de homenagem, foi a vez Wanessa Andrade subir à tribuna para fazer suas considerações. Ela frisou que a Pastoral se dedica a toda a juventude em sua pluralidade. “Quando a Pastoral da Juventude nasce, durante uma Ditadura Militar, a gente precisava ser uma resistência. E a gente continuou sendo resistência durante todo esse tempo. Chegamos aqui, em 2023, completando 50 anos de caminhada nessa missão”, disse. “A gente se preocupa com todas as juventudes, todas elas, independentemente de qual ela for: a juventude negra, mulheres, a juventude LGBTQIAP+, a juventude marginalizada. A gente olha para todas essas juventudes porque a gente sabe que a vida da juventude é o que importa e a gente não pode dizer qual vida é mais importante que a outra”.

A coordenadora nacional não deixou de avaliar os significados da homenagem concedida pela Câmara do Recife. “Chegar aqui e receber esta homenagem por esses 50 anos é muito gratificante, porque a gente entende que, realmente, a PJ tem cumprido a sua missão. Ela tem sido, sim, esse papel na sociedade de ter jovens que acreditam em um mundo melhor”.

Ao final da solenidade, o presidente Romerinho Jatobá refletiu sobre o papel da juventude na atualidade e falou sobre a necessidade de criar oportunidades para esse grupo social. “Muitas vezes, a gente escuta dizer que a juventude é o nosso amanhã. A juventude é o nosso hoje. Vai transformar o hoje e, também, o amanhã. Eu queria parabenizar a todos vocês. Desfrutem desse momento de celebração dos 50 anos da Pastoral da Juventude – 50 da defesa dos interesses da juventude, sem preconceito, discriminação e diferença, unindo, juntando e tentando buscar soluções para essa juventude que, muitas vezes, passa despercebida”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 30.06.2023